Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 13 de janeiro de 2013

OSTEO BI-FLEX: Vamos viver juntos?

Condroitina e glucosamina: em associação ou em separado?
  No mundo aproximadamente 80% das pessoas com mais de 50 anos sofrem com artrite e artrose e recebem como tratamento apenas medicamentos que aliviem a dor e outros paliativos ou até, em casos mais graves, são operados. Isso acontece porque muitos especialistas desconhecem, talvez por falta de divulgação e estudos comprovatórios, dois componentes muito encontrados na natureza, como nos crustáceos: A glucosamina e a condroitina.

  Osteo Bi-Flex® é um suplemento dietético contendo glucosamina e condroitina, utilizados no tratamento de osteoartrite do joelho, melhorando o conforto, flexibilidade e mobilidade das articulações. A associação das drogas é benéfica, pois agem por vias diferentes obtendo efeitos complementares, se mostrando, portanto, como melhor opção se comparado ao uso de cada uma delas isoladamente A dosagem usual é de 1500mg de glucosamina e 1200mg de condroitina em dose única diária ou dividida, dependendo da apresentação comercial. Apresentam boa tolerabilidade ao uso prolongado, com poucos efeitos colaterais.

  Fundamentos bromatológicos:
   A glucosamina é um amino-monossacarídeo sintetizado a partir da glicose e utilizado na biossíntese das glicoproteínas e glicosaminoglicanos que integram a matriz da cartilagem articular e o ácido hialurônico presente no líquido sinovial. Modelos experimentais sugerem que a administração exógena de glucosamina reconstrói o tecido da cartilagem danificado, mantém o equilíbrio entre os processos catabólicos e anabólicos, além de retardar a degradação da cartilagem.
   O sulfato de condroitina é um mucopolissacarídeo ácido que constitui a maioria dos tecidos cartilaginosos. Sua administração exógena promove acúmulo nas cartilagens, possibilitando a síntese de nova matriz cartilaginosa. Pode exercer leve e direto efeito antiinflamatório independente do mecanismo das drogas antiinflamatórias não-esteroidais. O sulfato de condroitina é um dos principais componentes da cartilagem, caracterizado por sua capacidade de fixar água, o que permite garantir as propriedades funcionais e mecanismos elásticos da cartilagem.

  Legislação:
   De acordo com o DECRETO-LEI nº 986 - DE 21 DE OUTUBRO DE 1969, a associação da glucosamina com a condroitina usando o nome comercial “Osteo Bi-Flex®” encontra-se em desacordo com a legislação vigente, não tendo portanto o registro liberado pela ANVISA, como descrito na RESOLUÇÃO-RE Nº 47, DE 29 DE ABRIL DE 2002, lançado no Diário Oficial da União(DOU), Pg. 106. Seção 1. DOU de 30/04/2002.

  Discussão:
  A partir das informações apresentadas, o produto Osteo Bi-Flex®, apesar de não estar registrado na ANVISA, contém compostos comprovadamente efetivos e eficazes no tratamento de osteoartrite, mas com outros nomes e registros que estão de acordo com a legislação citada neste trabalho, sendo, portanto, mais seguro a compra dos produtos registrados pela ANVISA. Como citado, por estes dois compostos atuarem através de diferentes vias, suas ações são complementares, o que garante a eficácia terapêutica do tratamento.
  Para que o paciente possa realizar o tratamento utilizando a associação da glucosamina com condroitina de maneira segura e eficaz, o aconselhável é que se consulte o médico, para a prescrição do medicamento legalmente aprovado, seja ele na sua forma manipulada ou comercial, comprada em farmácias e drogarias.

   Bibliografia:
Diário Oficial da União. JusBrasil Diário. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/529170/dou-secao-1-30-04-2002-pg-105/pdfView  Acesso em 07 janeiro 2013
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Legislação. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/47_02re_2.htm Acesso em 05 janeiro 2013.
Guia de orientação ao usuário de cápsulas e líquidos orais-Farmácia Universitária UFRJ.
Osteo Bi-Flex®. Disponível em: http://www.osteobiflex.com/search/%20Glucosamine%20Chondroitin%20Complex  Acesso em 05 janeiro 2013.
 Lucas Mendes Fisioterapia Desportiva. Disponível em: http://www.fisiolucasmendes.com.br/2012/01/tratamento-medicamentoso-da.html  Acesso em 03 Fevereiro 2013

9 comentários:

  1. Boa noite. Minha fisioteraputa me recomendou o produto Osteo bi flex. Ao pesquisar sobre o assunto, formas de aquisicao, precos e fundamento teorico, fiquei bastante esperancoso na possibilidade de usar o produto e amenizar o meu caso de discopatia (tenho retificacoes, bico de papagaio e hernia de disco, apesar de ter apenas 35 anos). Ao ler a reportagem acima, fiquei na duvida se existem remedios com a mesma formula do osteo bi flex regulamentados pela Anvisa. Poderia me informar sobre isso?
    Desde ja agradeco a atencao e aproveito para parabenizar o site!
    Kenzo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho tomado o osteo juntamente com o Artrodar manipulado em farmácia pois fica bem mais barato. Tenho sentido seus efeitos benéficos ao longo do tempo. Perdi as cartilagens do j.direito e comecei a sentir dores e ardência.

      Excluir
    2. Tenho tomado o osteo juntamente com o Artrodar manipulado em farmácia pois fica bem mais barato. Tenho sentido seus efeitos benéficos ao longo do tempo. Perdi as cartilagens do j.direito e comecei a sentir dores e ardência.

      Excluir
  2. o problema não é a marca, é a combinação dos 2 produtos, ou mais no caso do Osteo Bi flex, aqui no Brasil só está liberado a venda do produto individual como Glicolive da Ache que contem somente o Glucosamina. todos com combinação vc vai ter que apelar pelo mercado externo, estou comprando no ebay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma fez teve o produto barrado ou taxado??? Abs

      Excluir
    2. Tenho tomado o osteo juntamente com o Artrodar manipulado em farmácia pois fica bem mais barato. Tenho sentido seus efeitos benéficos ao longo do tempo. Perdi as cartilagens do j.direito e comecei a sentir dores e ardência e não quero operar para implantar próteses. Os remédios parecem surtir efeito ao longo do tempo.

      Excluir
    3. Tenho tomado o osteo juntamente com o Artrodar manipulado em farmácia pois fica bem mais barato. Tenho sentido seus efeitos benéficos ao longo do tempo. Perdi as cartilagens do j.direito e comecei a sentir dores e ardência e não quero operar para implantar próteses. Os remédios parecem surtir efeito ao longo do tempo.

      Excluir
  3. Eu compro e ciudadel- leste no paraguay, e um pouco caro mais resolve mesmo, muito bom, pago R$130,00 no frasco com 120, comprimidos, para tomar 2 por dia, OK.

    ResponderExcluir