Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Shake Herbalife: Imagem ou Benefícios?



A maioria das pessoas já tentou alguma vez na vida reduzir gordura ou aumentar sua massa muscular. E nessa luta pela boa forma e peso adequado vale tudo. Os Shakes são alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo. Mas será que a redução total de calorias, independente da composição de dieta adotada, ou seja, da proporção de gorduras, proteínas ou carboidratos, é determinante para o emagrecimento? E será que existe uma diferença entre as empresas quanto ao enquadramento à legislação e o preço associado ao produto? A Herbalife preconiza mais que emagrecimento, mas uma alteração na qualidade de vida do consumidor. Seria por isso tão mais cara?

Por: Patrícia Garcia Ferreira e Thiago de Paiva Garcia

Introdução

A obesidade foi enquadrada recentemente como epidemia mundial, e dados estimativos da organização mundial de saúde (OMS) de 2002 apontam para mais de um bilhão de adultos com excesso de peso no mundo, sendo 300 milhões considerados obesos. No Brasil, estudos epidemiológicos mostram que 40% da população adulta já se enquadram em classificação de sobrepeso e segundo pesquisas recentes do IBGE (2008-2009) a obesidade já atinge 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres em idade adulta.
Em paralelo, o perfil da propaganda alimentícia brasileira cria uma ideologia confusa de estética e saúde, atrelando o segundo necessariamente ao primeiro. Uma pesquisa realizada pelo laboratório Abbot® em alguns países (Alemanha, Brasil, China, Itália e Inglaterra) constatou que o brasileiro tem uma visão deturpada do que seria o corpo saudável, geralmente buscando dietas rápidas e milagrosas a um balanço nutricional equilibrado e uma reeducação alimentar.
Nesse contexto, vários alimentos ou produtos alimentícios vêm bombardeando o mercado com promessas de melhorarem a saúde e/ou um emagrecimento rápido e eficiente. Dentre esses podemos citar as rações humanas, alimentos com baixa caloria, e o alvo desse trabalho, os shakes substitutos parciais de refeição.
A Herbalife é uma empresa consagrada no mercado na venda de produtos destinados a proporcionar um estilo de vida saudável. A marca é reconhecida mundialmente e apresenta diversos projetos sociais, fomento a atividades desportivas e oportunidade de negócios. A proximidade do cliente com os distribuidores Herbalife, ou como se refere à própria empresa, “mentores para um estilo de vida saudável”, é o ponto chave para a credibilidade em seus produtos.
O objetivo geral desse trabalho é pesquisar a regularização sanitária desses produtos (shakes para substituição parcial das refeições) junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com base nos critérios presentes na resolução correspondente (RDC 30/98). Como objetivo específico buscou-se fazer um paralelo, com base em regulamentações e trabalhos científicos, de qual seria a dieta ideal para se perder peso e uma comparação do produto de escolha (shake herbalife) com outros do mercado com base na relação custo/benefício.

Legislação

Os shakes são legislados pela Portaria ANVISA no 30/98, que os caracterizam como alimentos para controle de peso, que se classificam em Alimentos para Redução ou Manutenção de Peso por Substituição Parcial das Refeições ou para Ganho de Peso por Acréscimo às Refeições.
-Energia: A energia fornecida pelo alimento não deve ser inferior a 200 kcal (840 kJ) nem exceder a 400 kcal (1.680 kJ) por porção pronta para o consumo.
-As proteínas presentes devem fornecer no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético total desses alimentos. A ingestão total diária de proteínas não deve exceder a 125g.
-Lipídios: A energia fornecida pelos lipídios deve ser no máximo de 30% do valor energético total do alimento, incluindo o mínimo de 3% da energia proveniente dos lipídios derivados do ácido linoléico.
Em relação às rotulagens desses produtos, estes devem atender às normas de rotulagem em geral e também às normas de rotulagem dos Alimentos para Fins Especiais. Devem constar no painel principal, a designação do alimento, seguido da finalidade a que se destina e devidamente em destaque e negrito “Consumir somente sob supervisão de médico e/ou de nutricionista.” Nos demais painéis da embalagem devem constar a informação nutricional, sendo que, os valores nutricionais devem ser declarados por 100g ou 100mL do alimento e ainda, obrigatoriamente, por porção, indicando também o número de porções contidas na embalagem. Também deve constar a instrução do modo de uso para manutenção, redução ou ganho de peso corporal e orientações em destaque e em negrito, “Ao consumir este alimento aumentar a ingestão diária de água” e “Este produto não deve ser usado na gestação, amamentação e por lactentes, crianças, adolescentes e idosos, exceto sob indicação de médico ou nutricionista.

Fundamentos Bromatológicos Anunciados

De acordo com o artigo “Comparasion of Weight-Loss Diets with Different Compositions of Fat, Protein and Carbohydrates” publicado na “The New England Journal of Medicine” foi observado que apesar da composição distinta de macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) em uma dieta, o essencial para o controle do peso é a redução calórica.
No entanto, para o bom funcionamento do organismo é necessário que os nutrientes estejam em quantidades balanceadas, tanto em nível de macro quando de micronutrientes. Caso a proporção de nutrientes esteja discrepante em relação aos valores recomendados, o consumo rotineiro pode trazer agravos à saúde. Idealmente, as contribuições calóricas devem ser: carboidratos (55%), proteínas (15%) e gorduras (30%).
Como visto, alguns riscos estão associados a uma alimentação não-balanceada, por exemplo, o consumo ineficiente de proteínas pode levar uma diminuição da massa muscular enquanto seu aumento gera um quadro de cetoacidose (metabolização do componente principal das proteínas, os aminoácidos).
De uma forma geral, os Shakes presentes no mercado apresentam uma redução significativa e similar no número de calorias por porção, no entanto, algumas diferenças são observadas na composição de macronutrientes, e mais ainda, na relação de preços entre as diferentes empresas, tendo como produto mais caro no mercado o Shake Herbalife, foco desse trabalho.

Discussão

Como apresentado anteriormente, para que uma dieta surta efeito é essencial que essa tenha um corte calórico, independente do macronutriente reduzido. No entanto, uma análise da figura I indica que há uma diferença significativa, dentre os principais shakes no mercado, na composição relativa dos macronutrientes reduzidos.

Tal efeito já foi apresentado como um fator de risco a saúde, uma vez que um teor muito baixo de gordura, por exemplo, pode não suprir as necessidades do organismo em repor suas membranas biológicas e/ou produzir mensageiros secundários lipofílicos. Em paralelo, teores baixos de proteínas podem levar uma redução da massa magra, ou seja, da massa muscular do indivíduo. No entanto, as consequências podem não ser observadas a curto prazo, uma vez que mecanismos regulatórios do metabolismo são capazes de interconverter alguns nutrientes.
Contudo, respeitando-se valores mínimos necessários de gordura, proteínas e/ou carboidratos, foi comprovado que mesmo que a relação de gordura seja elevada em relação aos outros macronutrientes, os níveis de colesterol (LDL) são reduzidos. O mesmo não é válido para dietas ricas em carboidratos, que não leva uma redução nos níveis séricos de insulina, diferente de outras composições de dietas.
Essa ineficiência na redução dos níveis sérios de insulina pode ser um fator limitante para o uso dos shakes por indivíduos que apresentem hiperglicemia (ou que sejam grupo de risco para diabetes), uma vez que praticamente todos os Shakes (exceto Herbalife) contêm valores elevados de carboidrato em sua composição, possivelmente na tentativa de mascarar o sabor ruim que estes possuem.
A tabela I, abaixo, foi construída a partir dos rótulos das principais marcas no mercado e algumas incongruências com a legislação foram observadas.

A legislação preconiza que o valor energético obtido de proteínas em Shakes seja de no mínimo 25% e no máximo de 50% e que gordura tenha no máximo 30%, sendo no mínimo 3% de lipídios derivados do ácido linoléico. Não há dados especificando a quantidade energética derivada de carboidratos.
As marcas Diet Way, Bio Slim e Diet Shake apresentam valores energéticos derivados de proteínas muito abaixo do valor mínimo estipulado de 25%. A marca Bio Slim ainda apresenta percentagem de energia derivada de gordura de 1,85%, que é inferior ao valor mínimo exigido de lipídios derivados do ácido linoléico (não declarado no rótulo). E embora a marca Diet Shake apresente um valor um pouco superior a 3%, como não é declarado a origem da gordura, não se pode inferir se está em acordo ou desacordo com a legislação.
Para a marca Herbalife não foi encontrado no rótulo a frase negrito “Consumir somente sob supervisão de médico e/ou de nutricionista.”. Constava apenas a frase “Este produto não deve ser usado na gestação, amamentação e por lactentes, crianças, adolescentes e idosos, exceto sob indicação de médico ou nutricionista.”, o que pode gerar a idéia errada que apenas essa parcela da população deve ter acompanhamento de um médico ou nutricionista.
A análise realizada da legislação mostrou que a maioria dos Shakes presentes no mercado não estava de acordo a RDC 30/98, responsável pela regulação desses produtos, o que indica uma fiscalização ineficiente desse tipo de produto.
Ao analisar a tabela II, referente ao preço por 100 g dos Shakes analisados, observamos o seguinte perfil:

Shake Herbalife custa, em média, três vezes mais que os outros Shakes analisados, uma vez, que como citado acima, o fator determinante para a redução de peso é a redução calórica, e todos os Shakes analisados, com exceção do Bio Slim, apresentam valores calóricos em torno de 332 Kcal, logo o fator determinante para o preço não é a efetividade do produto, mas toda uma imagem de saúde associada.

Conclusão:

Devido à variedade de composição entre os Shakes analisados, é possível observar uma ineficiência regulatória da RDC 30/98, visto que, a legislação permite uma variação significativa na proporção dos nutrientes e não estabelece uma faixa de valores para carboidratos. Em consequência disso, as empresas tem a liberdade de adaptar o seu produto em prol de maior competitividade no mercado, como, por exemplo, valores excessivos de carboidratos em detrimento das outras fontes calóricas, o que melhora seu sabor mantendo a quantidade reduzida de calorias.
O Shake Herbalife apresenta o maior preço do mercado, mas também é o que melhor se enquadra na legislação, o que corrobora a ideologia da empresa de não vender apenas produtos, mas sim um estilo de vida saudável.

Referências:

AZEVEDO, B.A.R.; RIBEIRO, S.M.L. Avaliação do estado nutricional e do balanço energético de um grupo de atletas de ginástica artística Motriz, Rio Claro, v.13 n.3 p.165-173, jul./set. 2007.

Brasil, Portaria nº 30, de 13 de janeiro de 1998. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/30_98.htm Acesso em: 05/06/11.

Codex Alimentarius: Formula Foods for Use in Weight Control Diets, CODEX STAN 181, 1991, item 3.2.3.1.

Inquérito domiciliar sobre comportamentos de risco e morbidade referida der doenças e agravos não transmissíveis. http://www.inca.gov.br/inquerito/docs/sobrepesoobesidade.pdf Acesso em: 05/06/11.

Obesidade e redução do peso corporal. Moulim,C. et al. Disponível em: http://www.amway.com.br/downloads/misc/Obesidade_IMEN.pdf Acesso em: 05/06/11.

Revista Herbalife, Catálogo de Produtos, ed 3, 2010

SACKS, F.M et al., Comparison of weight-loss diets with different compositions of fat, protein, and carbohydrates The New England Journal of Medicine, v.360 n.9 p.859-873, feb 26,2009.

35 comentários:

  1. Bom dia o shake da herbalife é melhor que tem no mercado tem todos os nutrientes necessário para o organismo desde que comecei a tomar o shake me sinto muito melhor com mais energia e disposisão eliminei cinco quilo substituo uma refeição ao dia me sinto alimentada minha pele melhorou já não estou mais com espinhas e meu intestino funciona bem tomo também fiber & herb as fibras fazem meu intestino funcionar bem se quiser mais informações sobre os produtos entre em contato comigo por e-mail franbsi@yahoo.com.br.Franciele.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fui contrário a esses produtos milagrosos. Eu encontrei um estudo sobre Herbalife que mostra que o consumo está relacionado aos casos de hepatotoxicidade: http://www.oquenaomataengorda.com.br/wp-content/uploads/2011/05/herbalife2.pdf

    É bom ver isso aí.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. lucineasoares@uol.com.br29 de junho de 2011 00:30

    os produtos herbalife sao top de linha.sao saborosos e nao tem contra indicaçoes.nunca vi tantas pessoas felizes e realizadas c/ o uso correto dos produtos.os prod. nao so modifica o corpo, mas o bem estar. a alegria de viver, a energia,o conhecimento do que e realmente uma vida saudavel... ainda tem duvida? pague p/ ver. lucinea soares-distribuidora independente herbalife. eu amo herbalife!

    ResponderExcluir
  4. Ao se analisar a propaganda do shake herbalife e de toda a linha de emagrecimento oferecida pela empresa, observa-se que há restrições apenas relacionadas a grupos específicos da população, como gestantes, lactentes, idosos, crianças e adolescentes.
    Apenas para estes grupos especiais eles ressaltam a necessidade da consulta a um nutricionista, ressaltando que adultos saudáveis podem consumi-lo por conta própria. Além disso, na propaganda há o uso de termos como “Nutrição inteligente para o seu corpo” e também afirmam que o uso deste produto garantirá uma dieta saudável ao consumidor.
    O que não é falado é que a manutenção da boa forma depende, não apenas na ingesta de um produto, mas também de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios. O uso destes termos leva o consumidor a pensar que apenas a ingestão do shake irá solucionar todos os seus problemas de sobrepeso, porém não incentiva a mudar seus hábitos de vida.
    Aliado ao uso do shake, a empresa incentiva também o uso de todos os seus outros produtos de emagrecimento, que seriam os outros componentes da chamada “nutrição inteligente”.
    Ex: Café da manhã: Shake Herbalife, 2 tabletes de Fibras e Ervas, q tablete de Multivitaminas, 1 como de Chá Thermojetics.
    Almoço: 2 tabletes de Fibras e Ervas, 1 tablete de Multivitaminas, 1 copo de Chá Thermojetics.
    Jantar:Shake Herbalife, 2 tabletes de Fibras e Ervas, 1 tablete de Multivitaminas, 1 copo de água ou bebida dietética.
    Todas as refeições indicadas por eles não possuem sugestões de alimentos que deveriam compor uma dieta balanceada. Tudo que eles recomendam é a ingestão de tabletes de vitaminas, o chá que faz reduzir o peso e outro produtos da Herbalife, como o Shake. Apesar de não se obervar nenhum incentivo à manutenção de uma vida saudável e mudança de hábitos, ainda assim há a divulgação de forma a manipular o consumidor. O que tem de inteligente nessa dieta? Será que a saúde e a boa forma podem ser obtidas trocando-se uma refeição balanceada e exercícios físicos somente por produtos industrializados de composição duvidosa?


    Camilla Pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Camila, Acho q sou seu parente, enfim, eu li os encartes da Herbalife, e la tem sim as orientações de se exercitar regularmente, e de comer comida normal, tem até cardapio com sugestões de algo para fazer, de almoço por exemplo.

      Excluir
  5. Vou reforçar o meu comentário feito em classe. Todas essas dietas na qual alimentos realmente ricos em substâncias benéficas a saúde são trocados por cápsulas, só tem uma função utilizar substâncias com atividade farmacológica que realmente levarão o emagrecimento e causar uma desordem metabólica pois nenhum desses substituintes de refeição conseguem exercer a sua função.

    ResponderExcluir
  6. Tomo os produtos a 5 anos, Reduzi 40 quilos com Herbalife, sem passar fome, sem ficar com PELE CAÍDA, melhorei meus níveis de energia, ganhei massa magra. Todas as pesquisas citadas e possíveis danos a saúde não ocorreram comigo nem com MINHA FAMÍLIA e amigos. Visitem www.herbalifenutritioninstitute.com e confiram as pesquisas nessa área. Se eu tivesse me convencido com essa matéria e os comentários ainda estaria pesando 111 Quilos até hoje. Confio no cientistas da Herbalife que são renomados mundialmente, inclusive o PRÊMIO NOBEL DR LOUIS IGNARRO que não cederia sua reputação por algo que não funciona e que causaria danos a saúde.

    ResponderExcluir
  7. Como Distribuidor Independente, devo esclarecer que o comentário da Camila Pimenta está equivocado, pois em nossos materiais de divulgação constam sim as orientações da necessidade de exercícios fpisicos alem de, quanto à alimentação, para quem quer REDUZIR PESO, a orientação é substituir 2 das 3 principais refeições do dia, e não todas elas, como mencionado pela Camila. Há médicos em nossa empresa e somos orientados e treinados por eles, inclusive o médico nutrólogo especializado em obesidade, Dr. Nataniel Viuniski. Aproveitando a oportunidade, convido a todos os que queiram saber mais sobre nossos produtos a comparecerem a uma de nossas reuniões que são muito esclarecedoras.

    Contato: millemf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Sou nutricionista, é isso é um absurdo. E para quem não sabe o conselho regional das nutricionistas, divulgou um parecer onde diz que é ilícito o apoio de nutricionistas para a venda de produtos herbalife, digo isto para que todos tenham a noção do risco de saúde que correm quando consomem herbalife.
    Digam sim a reeducação alimentar, pois está você não paga e terá para o resto da vida, ao contrário da herbalife que é uma verdadeira lavagem de dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Thaís, concordo plenamente com o seu comentário. Esses produtos da Herbalife são um roubo, pois usam o desejo de emagrecer das pessoas para extorqui-las vendendo esses produtos absurdamente caros.

      Excluir
    2. Compra quem quer, logo não é roubo, ou todo mundo q compra é idiota? E carne, US condenam, outros não...proibir o que gente? Liberdade já, daqui a pouco os órgãos reguladores, compostos com certeza com pessoas de postura similar das q vi aqui, vão dizer o q podemos ou não comer. Absurdo.

      Excluir
    3. Como vai, srta Thaís?
      Espero que esteja bem de saúde!!!
      Como uma empresa que está em 87 países pode ter produtos de má qualidade!??!?
      Como uma empresa que oferece produtos duvidosos tem um Prêmio Nobel de medicina em seu conselho médico!?!?!?
      Como uma empresa com produtos duvidosos pode ter um diretor do melhor hospital do Brasil(ALBERT EINSTEIN)fazendo parte do conselho médico?!?!??!?
      A maioria dos nutricionistas que conheço tem problemas com a balança.
      A VERDADE É QUE TODOS OS NUTRICIONISTAS TEM MEDO DE PERDER SUA GALINHA DOS OVOS DE OURO, COBRANDO SESSÕES MENSAIS.

      PARA O SEU CONHECIMENTO, OS GANANCIOSOS DAS EMPRESAS FARMACÊUTICAS ACIONARAM O HERBALIFE E ELA RESPONDEU POR 03 ANOS NO SENADO AMERICANO, NO FINAL, PEDIRAM DESCULPAS PUBLICAMENTE, POR UM ACASO, JÁ OUVIU FALAR NO FDA, A HERBALIFE NÃO DEVE ND A ELES!!!
      SANTANA



      Excluir
    4. MC Donald's umas das maiores redes de restaurantes do mundo e nem por isso oferece produtos bons...

      Excluir
  9. Querida, se você fosse linda e inteligente não precisava ter medo do Herbalife!!! Eu uso Herbalife há 1 ano e não me arrependi até agora!!! Por outro lado, eu não gastaria meu dinheiro com nutricionista gorda e com pele ruim!! Não mesmo!! O resultado fala po si só!! Quem não segue as instruções corretas é como ir ao medico e não tomar os remédios que foram prescritos, o médico é ruim ou o paciente??? Ah... É ILICITO VENDER OS PRODUTOS, NÃO APOIAR!!! Cuidado para não inventar... dá ensejo à Dano Moral a favor da Herbalife!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma pessoa idiota!!

      Excluir
    2. Husahsuahsuahsuh...
      esse anonimo usou melhor o argumento que existe, simples, direto e errado.

      Excluir
    3. "Dano Moral a favor da Herbalife".. Gente, que povo alienado. Exemplo nato de lavagem cerebral.

      Excluir
  10. Infelizmente parece que temos em nossa formação (ou deformação) cultural, o péssimo hábito de emitir opinião sobre tudo,desde futebol,passando por economia e até física quântica. Desculpe mas para mim opinião é igual a umbigo, todo mundo tem e não serve para nada.Mark Hughes, o visionário fundador da Herbalife dizia o seguinte: "o que importa são os fatos, não as opiniões".Se deseja realmente emitir um "parecer" sobre a Herbalife, seus produtos e seus resultados,procure apoiar sua posição em argumentos realmente sólidos e não no que simplesmente "ouviu falar". Já temos "achistas" demais nesse país.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com o Sr. Alberto Costa
    Me alimento já a alguns anos com os excelentes produtos da Herbalife
    e só tenho a agradecer,pois alem de emagrecer 25 kilos ,hoje com 53 anos tenho cara e disposição de um guri novo,só que se alimenta desses produtos , é que sabe o quanto é bom !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Adoooooooro herbalife,faz 4meses que tomo, alem de emagrecer,estou com muita disposição.

      Excluir
  12. Também concordo Sr. Alberto! AMO a Herbalife! Nunca imaginei em minha vida que fosse me sentir tão bem! Estou emagrecendo a olhos vistos e com muita saúde! tudo em mim melhorou, meu cabelo, minhas unhas, minla pele... estou mto feliz!

    ResponderExcluir
  13. se vc fizer a dieta c/ herbalife somente c/ 2 cheke tipo
    café da manha e jantar vai emagrecer c/ saude
    eu emagreci 5 kilos em 2 meses c/ muita disposição e
    saude
    tem comer comida sim mas balanceada e tomar muita agua
    para emagrecer temos que abrir mão de alghuns alimentos nolmal

    ResponderExcluir
  14. Se voce toma refrigerante e nao questiona, por que questionar um produto consagrado mundialmente, inclusive com um Premio Nobel de Medicina responsavel por seu desenvolvimento, caso do SHAKE HERBALIFE???

    ResponderExcluir
  15. Sensacional o comentário do Lucas de Almeida.. o McDonald's existe em aproximadamente 119 países.. São mais de 34 mil lojas. São mais ou menos 58 anos de existência. Aí eu te pergunto: a sociedade, nutricionistas e médicos acham essa forma de alimento (fast food), saudável? Não! Ter anos de existência não é sinônimo de qualidade, principalmente falando em saúde. Já fui uma consumidora da Herbalife, gostava dos produtos, mas não é nada excepcional. Diminuindo as calorias, é óbvio que acontecerá o emagrecimento. Mas tendo um pouco mais de estudo e pesquisando melhor, você consegue perceber as coisas prejudiciais desse tipo de produto. Começando pela quantidade absurda de tabletes que a Herbalife proporciona: existem pessoas com "tableteiras" enormes com produtos "naturais". Remédios ou não, naturais ou não, quem processa tudo isso é o nosso fígado.. E isso tudo sobrecarrega o fígado, podendo sim haver complicações. Acho também um absurdo os distribuidores serem leigos no assunto. Só sabem o que os inúmeros treinamentos passam a eles, mas não entendem a fórmula e o que acontece com o organismo após a ingestão de cada produto. Não vou comentar o preço, pois acho "caro" e "barato" relativo. E nem preciso falar da alienação das pessoas que trabalham na herbalife, que não aceitam nenhum tipo de crítica ou sugestão. Todos falam as mesmas coisas, como robôs. Usam as mesmas frases e interjeições. Por favor, só é preciso ter conhecimento e estudo para perceber que nem tudo é "um mar de rosas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci uma revendedora que diz que o produto é ótimo, mas nunca foi gorda, tomou o produto para ter uma alimentação mais "saudável". Conheço uma moça que começou revendendo e ela sempre foi magra e nem usa o produto. Então não tenho boas recomendações. Sem falar que até agora não consegui na net ler o rótulo do produto. O que contém?

      Excluir
    2. no site da Herbalife, no link de produtos, cada produto permite visualizar o seu rótulo! Talvez se as pessoas procurassem menos em qualquer lugar na internet e buscassem em sites de conteúdo oficial, achariam o que buscam! Segue exemplo: http://produtos.herbalife.com.br/nutricao-controle-de-peso/shake-herbalife e http://produtos.herbalife.com.br/Content/pt-BR/pdf/Produtos/Nutricao-interna/Controle-de-peso/shake-mousse-de-maracuja.pdf

      Excluir
  16. Eu não sei quando as pessoas vão perceber que manter e conquistar seu peso ideal e uma boa saúde não tem segredo: alimentação saudável e exercícios físicos. Não existem produtos milagrosos, é simples. Um bom nutricionista e/ou um bom profissional da saúde pode ajudar a nos orientar. Não há milagre, apenas vontade e força de vontade.

    ResponderExcluir
  17. Incrível quanta bitolisse em alguns comentários, dos nutricionistas vejo uma parcela tamanha de ignorância e falta de conhecimento sobre a Herbalife. Visto que na grande maioria das vezes os nutricionistas são acionados para ajudar a perder peso e quando chegamos no seus consultórios o susto eh tão grande que emagrecemos só de ver o tamanho dos balofos que são. Fiz tratamento por 3 anos com 2 nutricionistas diferentes e ao invés de perder peso mantive no mesmo patamar. Quando comecei a usar os produtos da Herbalife ja nos 2 primeiros meses foram 15 KG a menos e em um anos 31kg a menos. É.. realmente gastei uma nota pagando os nutricionistas balofos e não me deram nenhuma dieta saudável e prática pra se fazer. Com Herbalife tive essa praticidade e companheirismos daqueles que trabalham vendendo SHAKE. Acho que a profissão de nutricionista vai ser extinta e por isso esse bando de sangues sugas tão desesperados. Hoje eu uso o Shake da Herbalife, fiberbond, omega 3 e toda linha externa.
    Hoje se algum nutricionista idiota vir falar mal da Herbalife pra eu eu mando ele catar cavaco nos quintos pq são um bando de dinheiristas e sem compromisso com os clientes... só querem a nossa grana ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou nutricionista, mas não resisti e vou dar o meu parecer. Fui a uma nutricionista e fiz a dieta que me passou , comia sete vezes durante o dia e tinha a sensação de que estava comendo mais do que o costume e pensei que não iria emagrecer nada. No entanto ao voltar ao consultório seis dias depois eu havia perdido três kg e três cm de abdome. E só pra constar os meus nutricionistas não eram formados ainda. Quanto a forma física dos dos nutricionistas não é problema seu (até concordo que é seria uma boa propaganda) , o fato deles serem gordos não significa que são incompetentes, significa apenas que saber a teoria e não praticar não surte efeito, e o mesmo acontecerá com qq paciente que consultar e não seguir as orientações! Sempre digo, toda generalização é perigosa , equivocada , burra e tendenciosa! Não menospreze o trabalho de profissionais que estudaram , leram pesquisas atualizadas, livros, participaram de debates para defender o primeiro alienado que engoliu e decorou meia dúzia de clichês em uma palestra sensacionalista! Affs

      Excluir
  18. Sobre Herbalife, nunca tomei então minha opinião é mais sobre coisas que ja vi acontecer com outras pessoas, realmente deve emagrecer, pra quem toma certinho e talz... Mas se vc tiver alto controle e seguir uma dieta controladinha praticando exercicios, tbm vai obter os mesmos resultados, talvez um pouco mais demorado, mas pelo menos mais saudavel. Hoje em dia é dificil dizer que tudo comemos é saudadel, hoje tudo tem quimica, mas ate uma pessoa leiga como eu, pode ver que esses produtos para emagrecer são menos saudaveis do que os alimentos normais... Não julgo quem toma, e nem sei se um dia irei tomar, só acho que ser extremista ao ponto de falar que é otimo pra saude é uma mentira... Herbalife é como as todas a empresas e visa o lucro. Então a melhor maneira de obter uma vida saudavel é procurar coisas saudaveis sem precisar recorrer a essas opções...

    ResponderExcluir
  19. Herbalife emagrece pois vc substitui pela refeição estou fazendo o uso a duas semanas tomando cafe da manha almoçando e no jantar substituindo pelo shake porém estou bebendo bastante líquido e o cha tbm da Herbalife para perda de medidas vejo resultados porem mudei meus hábitos alimentares e pelo preço pago penso que fica mais em conta do que eu gastava comendo todo dia no shopping no final do mês a conta era muito maior hj como td que quero só não exagero eliminei 3 k nessas duas semanas e 10cm de barriga e 1 cm de braço tenho q eliminar mais porem ja estou com mais confiança e meu humor e pele estão melhor

    ResponderExcluir
  20. Emagrecer depende de seguir as dicas de dieta corretamente.

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente, tenho 17 anos e tomo os produtos desde o DOIS ANOS DE IDADE, ouvir alguém sem conhecimento dizendo que os produtos fazem mal é um absurdo! A Herbalife pra mim vai muito além de perda de peso como eu li nos comentários, consiste em você ingerir todos os nutrientes que seu corpo precisa. Nunca tive problemas de saúde e posso garantir que é graças ao uso do produtos. Acredito que cada um tem o direito de dar sua opinião, mas por favor, antes de falar qualquer coisa tenham o devido CONHECIMENTO sobre o assunto, se informem, ou até mesmo USEM os produtos corretamente e depois venham dizer o que pensam! Acho inaceitável pessoas que só por ouvirem falar, ou até mesmo por exemplos ruins ( vindo de pessoas que não usarão os produtos corretamente) virem falar alguma coisa. Amo Herbalife e se fizesse mal não tomaria a 15 anos :D

    ResponderExcluir
  22. Não resisti dar algumas dicas e testemunhar o meu resultado. Factos da empresa Herbalife, 34 anos de existência (talvez a srª que se diz nutricionista nem era nascida e a empresa já operava no mercado) actualmente + de 90 países estão abertos à comercialização dos produtos e em cada um deles o produto tem que ser aprovados pelos organismos competentes, mais de 3 milhões de distribuidores em todo o mundo e muitos mais milhões de clientes a usarem os produtos, 3 gamas de produtos, Controlo de Peso e saúde, Cosmética e Nutrição Desportiva. Cristiano Ronaldo como atleta de elite representa nutricionalmente a linha de nutrição desportiva, usando ele mesmo essa linha entre outros produtos (fonte segura esta informação), vários atletas mundiais usam e aconselham o uso dos produtos. Staff. o CEO da empresa foi considerado o CEO do ano na América já por algumas vezes consecutivas ( a América não tem só um CEO), Drº Lou Ignarro (prémio nobel de medicina em 1998), Drº David Heber (considerado o melhor Nutricionista do mundo) vários livros escritos, Ph.D.. Presidente do Conselho Científico e do Conselho Nutricional da Herbalife. Drº Luigi Gratton, M.P.H. Vice-Presidente de Educação Nutricional da Herbalife. drº John Heiss, Ph.D. Director Internacional de Desporto e Boa Forma, Marketing de Produto da Herbalife. A empresa vem subindo mais de 1 Bilião de Dólares ao ano. Vejam a cotação das acções da empresa na bolsa (para quem entende sobre acções, claro!) e vejam como tem subindo. Centro de Nutrição Celular e Molecular numa Universidade na Califórnia UCLA (provavelmente a srª que se diz nutricionista nem nunca entrou num centro destes), enfim, muito havia para falar. Qualquer pessoa, entendida ou não em nutrição, entendida ou não em outra matéria qualquer pode constatar que quando se fala de Herbalife, não podemos falar sem saber. A confiança que se tem nas pessoas que estão à frente do corpo médico ou científico trata-se de pessoas que são investigadores dentro da área, ou seja, são cientistas, não estamos a falar de uma simples Drª que acabou o seu curso agora e já se acha que sabe tudo sobre tudo e que a opinião que fala é lei, enfim...Falaremos agora em relação a mim: Conheço e uso os produtos há mais de 20 anos (provavelmente a srª que se diz nutricionista nem era formada nessa altura) o meu resultado com o uso dos mesmo foi de ganho de massa muscular, total ganho de 7 Kg e todos os dias faço uso dos produtos como pequeno-almoço entre outros produtos (cosmética e desporto). É muito dinheiro dizem alguns ao lerem este meu depoimento! Não! Quanto vale a sua saúde? Quanto vale andar com os seus níveis descontrolados? Quanto vale ter um AVC? Quanto vale consultas em hospitais? Cada um escolhe a qualidade de vida que quer ter, ninguém é obrigado a fazer uso da escova de dentes e de os lavar mas sabe as consequências que tem se não o fizer, aqui é igual, ninguém aponta uma arma à pessoa para que ela compre os produtos da herbalife, cada um sabe de si, por isso,, cada um faz do seu dinheiro o que bem quer e lhe apetece. Por fim gostei do comentário sobre uma empresa de Fast Food, curioso já existe realmente há tantos anos e entre refrigerantes e tabaco, já agora, não fazem bem à saúde e não é por isso que saem do mercado e apesar de vários alertas dos responsáveis da saúde para que o consumo seja realmente evitado ou muito reduzido, curioso não é?? Ah, mas a Herbalife não! Essa é um perigo usar, temos que ter cuidado, rsrsrss, dá para rir. Acreditem ou não a Herbalife veio para ficar, não é moda mas sim é um modo de estilo de vida saudável para que as pessoas se sintam bem com elas e com a vida. Se alguém tiver alguma dúvida sobre alguma coisa sobre a Herbalife, pode falar comigo porque acho que mais de 20 anos de experiência pode chegar para esclarecer o que quer que seja, mesmo se se tratar de nutricionista, médico ou algum profissional da área da saúde, tenho todas essas pessoas como clientes por isso estou perfeitamente à vontade para falar sobre o que for.

    Podem-me contactar pelo face: www.facebook.com/manueljstcoelho

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus ....Quanta asneira, veremos daqui há 30 anos quem estava certo.
    A alimentação balanceada, ou esta DROGA com um MARKETING colossal que envolve todo estúpido que é incapaz de adotar as mesmas ''regras'' que usa para seguir a cartilha destes irresponsáveis da HERBALIFE, e fazer uma metodologia de emagrecimento e manutenção saudável de seu organismo. Digam adeus aos seu fígados....na melhor das hipóteses.
    Cada um faz aquilo que quer, agora a ignorância é uma questão de opção.

    Felippe

    ResponderExcluir