Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Blade N.O Explode: E isso é bom??


É o caso do Blade N.O Explode! Explosão nos treinos para melhores resultados. Mas você acredita em mágica? Será que podemos confiar nessa mágica?


DESCRIÇÃO DO PRODUTO
     O Blade NO Explode é um suplemento proteico e mineral nacional utilizado por atletas em treinamentos intensos e por competidores profissionais que buscam desenvolvimento e/ou manutenção da massa muscular, além de força.
Este produto consiste em um blend de compostos, apresentados na forma de capsulas e tabletes que são administrados em três estágios distintos, totalizando 49 sachês.
E o que diz a propaganda do produto?
Estágio 1: Blade Ammonia Scavenger: busca retirar do corpo a amônia produzida, limpando o organismo - 5 doses.
Estágio 2: Blade Pump Factor: oferece força ao organismo, explosão muscular, vasodilatação prolongada e ação anti-catabólica; 15 minutos antes de iniciar os treinos - 22 doses.

Estágio 3: Blade Growth Factor: crescimento muscular - 22 doses.

O Zinco participa da síntese proteica. O Magnésio participa de funções fisiológicas como funções neuromusculares e cardiovasculares e ajuda a regular a síntese proteica. Sua deficiência pode causar fraqueza muscular e cãibras; daí a preocupação de suplementação. O cromo tem sido utilizado como suplemento alimentar para ganho de massa muscular e maior perda de gordura corporal, porém, de forma geral, ele promove aumento da sensibilidade à insulina, aumentando o aporte de glicose; mas tal efeito poderia também trazer problemas como hipoglicemia. A chlorella vulgaris é uma microalga com conteúdo proteico elevado, contendo uma quantidade balanceada de aminoácidos e baixos valores de ácidos nucleicos, sendo utilizada para o ganho de massa muscular. A creatina participa da síntese de ATP (adenosina trifosfato), sendo fonte rápida de energia para o desempenho de atividades físicas de alta intensidade e curta duração.




FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS
Para cada estágio da utilização do Blade NO há uma formulação diferente, contendo:
1º Estagio: proteínas, cálcio e ornitina.
Proteínas e cálcio são de fato essenciais para o metabolismo muscular. A ornitina é um aminoácido não proteico que participa da formação da uréia, eliminada na urina, e talvez por isso o efeito de retirar a amônia do corpo. Mas seria este um efeito diferencial para melhora do desempenho físico ou ganho muscular?
2º Estagio: Cafeína, aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, valina e isoleucina), proteínas, sódio e arginina quelato.
Sódio e cafeína promovem vasodilatação e por isso podem promover maior disposição e aporte de oxigênio e nutrientes ao músculo. A arginina é um aminoácido utilizado para evitar fadiga muscular, logo mais força por mais tempo, melhorando o desempenho. Os aminoácidos de cadeia ramificada fazem parte do grupo de aminoácidos essenciais, ou seja, que devem ser ingeridos na alimentação e estão presentes em grande maioria na composição muscular, logo, são importantes para atletas.
3º Estágio: Zinco, magnésio, cromo, creatina e chlorella.



LEGISLAÇÃO
Os suplementos nutricionais, segundo a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária)que regula a indústria de alimentos, são indicados apenas para indivíduos com necessidades nutricionais específicas em decorrência de exercícios físicos, caso contrário, uma alimentação equilibrada já é suficiente para atender as necessidades nutricionais de atletas. Porém, o uso desses produtos é indiscriminado e facilitado, já que a comercialização de alimentos no Brasil não é rigorosamente regulada; logo, qualquer individuo pode utilizar o suplemento mesmo sem orientação profissional.
Avaliando o Blade NO Explode e o que tange a legislação, é possível observar algumas irregularidades neste produto, como se pode ver abaixo a partir de algumas definições e publicações da Anvisa:
De acordo com o diretor da Anvisa, produtos conhecidos popularmente como suplementos alimentares não podem alegar propriedades ou indicações terapêuticas. “Propagandas e rótulos que indicam alimentos para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas, emagrecimento, redução de gordura, ganho de massa muscular, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias não seguras para o consumo”, 
Os aminoácidos de cadeia ramificada não podem ser indicados para atletas, tendo em vista que não foi demonstrada a eficácia dessas substâncias para esse grupo de indivíduos. Estão temporariamente dispensados da obrigatoriedade de registro e podem ser comercializados como alimentos, enquanto não contemplados em regulamentação específica, obedecidos os requisitos previstos no Artigo 29 da Resolução RDC n. 18/2010.


DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
Como já exposto anteriormente, os compostos presentes no suplemento em questão são necessários sim para o metabolismo muscular e ajudam os indivíduos que praticam atividades físicas intensas como esportistas e fisiculturistas. Porém, é importante que todos os consumidores deste tipo de produto estejam atentos ao que ele realmente oferece, pois muitos exercem de fato o efeito descrito, porém podem também causar efeitos adversos que não são citados, é onde está o perigo.
Podemos então concluir a partir desta análise do produto que, por ser considerado um alimento, os suplementos nutricionais não são devidamente regulados e sua fabricação, venda e principalmente a propaganda são muitas vezes banalizadas por seus fabricantes já que não se faz necessário a comprovação de eficácia. Dessa forma, a indústria de suplementos pode usar e abusar da ignorância de seus consumidores, enganando-os e pondo em risco sua saúde.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.       Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico - Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences - vol. 44, n. 4, out./dez., 2008
2.       Rev Bras Med Esporte - Vol. 11, Nº 6 – Nov/Dez, 2005
4.       Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico - Rev Bras Med Esporte vol.11 no.5 Niterói Sept./Oct. 2005

Um comentário:

  1. Aluna: Thaissa Ramos Souza de Barros.

    Vale salientar que a própria ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) sugere que os suplementos alimentares não devem substituir uma refeição equilibrada mas complementar seu uso. O "Blade N.O explode" tem sua principal função voltada para o ganho de força e na otimização do treino, por isso na sua composição há uma grande concentração de cafeína e sódio que ajudam na vascularização do sangue para as células musculares, porém o excesso de sódio no sangue pode causar doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca e renal; além de conter outras substâncias que assim como o sódio podem causar insuficiência hepática e renal. Portanto devesse levar em conta não só os benefícios do uso do produto mas também seus problemas ao organismo a longo prazo.

    ResponderExcluir