Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cada vez mais têm sido utilizados suplementos a base de colágeno hidrolisado com objetivo de auxiliar no ganho de massa muscular ajudando no desempenho físico de atletas e praticantes de atividades físicas. Porém, nada existe ainda a cerca da sua eficácia para esta finalidade. Qual seria sua composição e como seus componentes estariam auxiliando no seu efeito?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Análise dos rótulos de sopas de três diferentes marcas apontam diferenças em relação ao teor de sódio.

     Neste trabalho, três diferentes marcas de sopas foram selecionadas para comparação em relação aos teores de sódio. Este tipo de análise é fundamental, tendo em vista que o consumo excessivo deste micronutriente está diretamente relacionado ao desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica (HAS), responsável por mais de 7,6 milhões de mortes por ano no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

sábado, 20 de outubro de 2012

Agua Vittel fonte de calcio? (source de calcium)


Na França há um grande fabricante de água mineral (Vittel), que anuncia em seu rotulo que o seu produto é fonte de Cálcio. Será  mesmo ? Será  que esta água mineral realmente apresenta uma grande vantagem por ser fonte de cálcio ?