Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A cevada muito além do uso na indústria cervejeira



A cevada, Hordeum vulgare, vem sendo cultivada no Brasil apenas para uso cervejeiro desde 1930 através da transformação deste grão em malte. Porém, existem diversos estudos mostrando uma vasta gama de benefícios decorrentes da inclusão deste cereal na alimentação. A cevada tem potencial de ajudar na prevenção de câncer, principalmente de cólon, além de ter componentes utilizados na formação de ossos e na liberação de energia. Além disso, existem indícios de diminuição da formação de cálculos biliares e de aumento da sensibilidade à insulina.

Será então que não seria interessante desenvolvermos mais o uso deste cereal como fonte alimentar no Brasil ao invés de utilizarmos toda a produção nacional para a fabricação de cervejas?!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chocolate: Vilão ou Mocinho?


Afinal, o chocolate é o vilão ou o mocinho da história? Este doce pode realmente prejudicar a dieta de uma pessoa? Há pontos em que ele pode fazer bem à saúde? É verdade que o chocolate amargo faz bem à saúde? O chocolate diet tem menos calorias e gorduras realmente? O chocolate pode ser consumido por grávidas? Chocolate deixa a pessoa mais feliz? Suas vantagens como alimento funcional se sobressaem as desvantagens?

Por Sarah Lugão