Até
que ponto pode-se considerar saudável a utilização de nutricosméticos?
Figura 1. Produto nutricosmético Naara Beauty Drink
Eles apresentam, geralmente, quantidades de nutrientes compatíveis com a IDR e o fato de não existir legislação para esse tipo de produto, se torna difícil o controle sobre a venda e, consequentemente, o consumo.
Apresentação: Cada vez
mais homens e mulheres estão dispostos a fazer de tudo – e um pouco mais, por
sua aparência física. A chegada de nutricosméticos ao mercado propicia maior
facilidade e adesão por parte do público alvo, visto que se encontra quase
pronto para consumo – o uso é feito principalmente pela população feminina e
masculina que se importa em sentir-se bem, para fins estéticos, como para
combater envelhecimento, fortalecimento de unhas e cabelos, queima de gordura e
melhora de celulite. Os nutricosméticos, mais especificamente, disponíveis em
forma de bebidas e drinks embelezadores carregam a promessa de “realçar a
beleza de dentro para fora”.
Descrição
do produto: O Naara Beauty Drink apresenta alta
concentração de Colágeno Hidrolisado além de conter: vitamina C, B6, B12,
l-cisteína, rico em zinco, niacina e ácido pantotênico. Não contém açúcar e nem
glúten. Apresenta-se em embalagem de
270g e cada porção (15g – 1 colher e meia de sopa aproximadamente) deve ser
diluída em 200 ml de água.
- Serve 18
porções
- Sabor tangerina
- 6 frutas desidratadas: açaí, acerola, amora, framboesa, morango e
tangerina;
- Com colágeno Hidrolisado
- Fonte de vitaminas C, Niacina (B3), Ácido pantotênico (B5), B6, B12, ;
- Zinco
- Com L-cisteína e Polidextrose
- Sem adição de açúcares
Ingredientes: colágeno hidrolisado, polidextrose, tangerina desidratada,
L-cisteína, açaí desidratado, acerola desidratada, morango desidratado, frutas
vermelhas desidratadas (amora, framboesa e morango), vitaminas (vitamina C,
niacina, ácido pantotênico, vitaminas B6 e B12), sulfato de zinco monohidratado,
aromatizante, acidulante ácido cítrico, corante artificial sun set e
edulcorante sucralose. Não contém glúten.
Beauty Drink é um nutricosmético e é super prático: basta misturar com água e
beber. Composta por 6 frutas desidratadas, Beauty Drink possui 12 gramas de
colágeno hidrolisado por porção. Eficiência para quem busca saúde e beleza.
Figura 2. Tabela nutricional do produto Naara Beauty Drink
Fundamentos Bromatológicos:
O uso irracional e, em excesso de nutricosméticos pode causar
malefícios à saúde, ao contrário do que muitos pensam, podendo causar efeitos
indesejados. Por não serem regidos por legislação, não existem estudos sobre
toxicidade, ainda mais no que diz respeito a uso a longo prazo. Apesar de
apresentar benefícios, é sabido que apresentam risco de toxicidade durante o
uso, podendo depender da dose ingerida – como são produtos de fácil acesso,
estando disponíveis em drograrias, farmácias e supermercados, são produtos de
fácil aquisição – e usados diariamente.
Além disso, a grande e insistente busca por colágeno para
rigidez de pele e consequente suplementação pode não ser útil se a molécula
ingerida for muito grande, visto que ela será fragmentada durante a digestão e
não aproveitada e nem transportada até a pele.
Alguns produtos possuem o colágeno em sua forma hidrolisada
ou em pequenos peptídeos (fragmentos), o que favoreceria sua absorção
intestinal, segundo estudo realizado em 2015 demonstrando interessantes
resultados relacionado à suplementação desse colágeno fragmentado com a melhora
da hidratação, das rugas, da firmeza da pele e estimulo à síntese de colágeno e
de ácido hialurônico. Todavia, o real benefício ainda não é um consenso entre
todos os especialistas.
O nutricosmético em questão apresenta, ainda, corantes,
edulcorantes artificiais e aromatizantes ao invés da fruta – os quais possuem
desvantagens no consumo por não conter, em sua grande maioria, valor
nutricional ao consumidor. Que só é possível de ser identificado caso o
consumidor leia o rótulo.
Legislação:
Não existe
legislação para os produtos nutricosméticos. Por se tratar de uma área sem regulação, é necessário ainda que se estabeleçam regulações apropriadas pelos órgãos devidos.
Discussão e Conclusão:
A
lista de benefícios oferecidos para promoção do produto pelo marketing é
extensa: atuam no emagrecimento, no bom funcionamento do intestino, aumentam
resistência física, protegem a pele dos radicais livres (precursores do
envelhecimento).
São
uma arma contra a flacidez da pele, reduzem a queda capilar, fortalecem as
unhas e também aparecem como atores, ainda que secundários, na prevenção de
doenças, como o diabetes. Entretando, o nutricosmético Naara Beauty Drink não
apresenta nenhuma informação científica para esses benefícios. A ingestão do
produto é feita pela diluição de 15g de Naara com auxílio do dosador que vem
junto ao produto, em 200mL de água – diariamente.
Muitas
pessoas vivem em busca do “corpo perfeito”, e o fato de encontrarem benefícios
que podem ser conquistados facilmente – uma vez que basta beber um copo de
200mL de suco vendido como saboroso de tangerina, acabam não percebendo os
riscos que estão assumindo. Os nutricosméticos não são vilões, o problema é
quando o uso irracional, no qual o consumidor não sabe aproveitar seu
benefícios.
É
importante alertar que esse suplemento não deve substituir uma refeição, deve
ser usado como seu próprio nome diz, em suplementação à boa alimentação e
acompanhamento do profissional de saúde e educador físico. De modo geral, não
existem grandes perigos no consumo regular desses produtos, podendo surgir
problemas em casos de terapia medicamentosa com ingrediente rico em algo
presente na composição do nutricosmético, podendo desencadear uma ovederose de
nutrientes. Os estudos clínicos com nutricosméticos crescem significativamente. Porém, a comunidade científica precisa se integrar mais sobre o assunto para julgar a dose e tempo de tratamento ideal para esses suplementos.
Referências bibliográficas:
1. TERRA,
Redação. Saiba o
que e para que servem os nutricosméticos. 2010. Disponível
em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/beleza/saiba-o-que-e-para-que-servem-os-nutricosmeticos,66b830f5e0e27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html>.
Acesso em: 01 jun. 2018.
2. MONTEIRO,
Lilian. Saiba os
benefícios e os problemas dos produtos aliméticos: A busca
pela saúde e pelo bem-estar são constantes na vida. Se antes hidratantes e
cremes eram aliados salvadores, agora é a vez dos produtos aliméticos. 2013.
Disponível em:
<https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/01/13/interna_tecnologia,343065/saiba-os-beneficios-e-os-problemas-dos-produtos-alimeticos.shtml>.
Acesso em: 01 jun. 2018.
3. JUSTINO,
Bruna. #Saúde –
ALIMÉDICOS, NUTRACÊUTICOS E NUTRICOSMÉTICOS, QUAL A DIFERENÇA? 2013.
Disponível em:
<https://corponovomentenova.wordpress.com/2013/10/03/alimedicos-nutraceuticos-e-nutricosmeticos-qual-a-diferenca/>.
Acesso em: 01 jun. 2018.
4. PERFACE,
Instituto. TOMAR
COLÁGENO VIA ORAL FAZ BEM PARA A PELE? Disponível em:
<http://institutoperface.com/noticias/tomar-colageno-via-oral-faz-bem-para-a-pele/>.
Acesso em: 01 jun. 2018.
5. JEUNESSE. Naara Beauty Drink Jeunesse: Com
o Naara Jeunesse sua pele fica mais bonita, seus cabelos mais fortes e suas
unhas mais resistentes!. Disponível em:
<https://www.dinheiroejuventude.com/naara-beauty-drink-jeunesse/>. Acesso
em: 01 jun. 2018.
6. GONÇALVES,
Gleidiana Rodrigues et al. BENEFÍCIOS DA INGESTÃO DE COLÁGENO PARA O ORGANISMO
HUMANO. Reb,
Ceará, v. 8, n. 2, p.190-207, jan. 2015
7. GOMES,
AndrÉia Silva et al. RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DE NUTRACÊUTICOS PARA A
PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista
Saúde e Desenvolvimento, Rio Grande do Sul, v. 11, n. 8,
O grande problema dos nutriceuticos está na nutrição do seu consumo irracional, onde propaganda promete diversos beneficios ao consumidor e o mesmo utiliza o produto sem o acompanhamento de um profissional. E não ter legislação, agrava a situação por não ter um relato sobre seus efeitos adversos ou toxicidade, ou até mesmo o real cumprimento de tudo que promete.
ResponderExcluirAlém dos riscos citados no texto acima, há outros aspectos que precisam ser considerados. O produto Naara Beauty Drink é produzido pela empresa multinacional Jeunesse (que significa “juventude”, em francês), com sede nos Estados Unidos. A bebida, que tem um grande apelo de marketing, alinhado com a filosofia da empresa, é comercializada no Brasil a um alto custo. Assim, é importante que o consumidor avalie o que o produto oferece em relação a outros suplementos disponíveis no mercado por um preço mais acessível.
ResponderExcluirA presença de frutas desidratadas não significa, necessariamente, um benefício à saúde ou à estética. Isso porque o importante é a quantidade dos compostos ativos dessas frutas presentes na bebida e, mais ainda, a biodisponibilidade desses compostos, ou seja, o quanto deles é de fato absorvido pelo organismo. Não há esse tipo de informação para o produto, já que não há estudos clínicos, porque isso não é exigido para esse tipo de produto. Embora não haja evidências científicas divulgadas para o produto, sabe-se que a tangerina e a acerola são ricas em vitamina C, e o açaí, o morango, a amora e a framboesa são ricos em flavonoides. Além desses, a bebida ainda contém zinco e L-cisteína. Todos esses são antioxidantes conhecidos, e os antioxidantes podem atenuar alguns dos processos que levam ao envelhecimento e mesmo a algumas doenças (VALKO et al., 2007).
Então, a bebida de fato apresenta componentes que trazem benefícios ao organismo, embora não se conheçam os benefícios do produto como um todo. Esses componentes são principalmente os antioxidantes e há diversas formas mais baratas de se consumirem antioxidantes, por exemplo, através de frutas, de condimentos, como o açafrão, ou mesmo de suplementos. Além disso, não se conhece o quanto desses compostos é absorvido pelo organismo a partir da bebida e quais são os resultados do seu uso. Portanto, é importante avaliar a relação custo-benefício desse produto para os objetivos que o consumidor deseja.
Referências:
VALKO, M.; LEIBFRITZ, D.; MONCOL, J.; CRONIN, M. T. D.; MAZUR, M.; TELSER, J. Free radicals and antioxidants in normal physiological functions and human disease. The International Journal of Biochemistry and Cell Biology, 39 (2007), 44-84.