Estudos e Pesquisas dos alunos da disciplina Bromatologia em Saúde oferecida pela Faculdade de Farmácia da UFRJ, que adota um modelo tutorial, onde estudantes exercitam a construção autônoma de conhecimentos, com pesquisa e extensão convergindo para ensino.
Apresentação
Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.
O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.
A L-carnitina é uma amina naturalmente produzida pelo organismo a partir dos aminoácidos lisina e metionina, tendo como função participar do metabolismo de lipídios. Por conta disso, a suplementação com L-carnitina tem sido associada à melhora da performance em indivíduos fisicamente ativos. Entretanto, os dados da literatura mostram-se contraditórios quando a suplementação de L-carnitina é utilizada com a finalidade de melhorar o rendimento durante exercícios aeróbios. Estes resultados conflitantes podem estar relacionados ao amplo número de opções inerentes ao processo de suplementação (por exemplo: a forma de administração, a dose e o período), aos diferentes protocolos de exercício utilizados e também à possíveis diferenças entre os indivíduos participantes dos estudos.
ResponderExcluirPor outro lado, alguns estudos apontam efeitos detoxificantes ou mesmo de atenuação do stress promovido por exercícios resistidos. Apesar destes efeitos positivos são necessários mais estudos para melhor compreensão dos efeitos da Lcarnitina no exercício.
Referências: Silvério, R.; Caperuto, E. C.; Seelaender, M. C.; L-Carnitina – L-Carnitina: Além do metabolismo de lipídios - Universidade de são Paulo – Brasil - Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2009, 8 (1): 135-145; Coelho, C. F.; Mota, J. F.; Ravagnani, F. C. P.; Burini, R. C. - A suplementação de L-carnitina não promove alterações na taxa metabólica de repouso e na utilização dos substratos energéticos em indivíduos ativos - Arq Bras Endocrinol Metab. 2010;54/1
Aluna de Farmácia: Flávia Lopes Nascimento Moraes
DRE: 110180162