Descrição do produto
A linha de Cervejas Bruder Low-carb que inclui as cervejas “Alma Cevada” e “Baixa
Gastronomia” foi lançada recentemente pela cervejaria Bruder em embalagens de
vidro de 600 mL. Ambas, afirmam ser zero carboidrato e zero açúcar em seus
rótulos. Adicionalmente, segundo publicidade, as cervejas dessa linha são de
“baixíssimas calorias” o que segundo eles aparentemente justificaria o uso por
adeptos de dietas e atletas.
Segundo o próprio
fabricante, tanto a Alma Cevada quanto a Baixa Gastronomia, são cervejas puro
malte leve, ou seja, ela apresenta o extrato primitivo (exclusivamente de
malte) igual ou superior a 5% e inferior a 10,5%, em peso.
Desde o lançamento, o marketing tem como foco a divulgação dos benefícios do consumo dessa cerveja por atletas e pessoas em dietas com restrição calórica. Considerando que, se tratando de bebida alcoólica, a redução em carboidratos não necessariamente reflete em uma diminuição do seu valor energético, convém avaliar se as cervejas podem ser consideradas bebidas de baixa caloria e se o consumo pode ser um aliado em dietas de restrição calórica e durante atividades físicas.
Fundamentos bromatológicos
Segundo o Artigo 36, do Decreto
nº 6.871 de 2009, que estabelece os padrões de identidade e qualidade para os
produtos de cervejaria, cerveja é:
“A bebida resultante da fermentação, a partir
da levedura cervejeira, do mosto de cevada malteada ou de extrato de malte,
submetido previamente a um processo de cocção adicionado de lúpulo ou extrato
de lúpulo”.
A indústria consegue
reduzir a quantidade de carboidratos através de diversos métodos. Em
cervejarias, utiliza-se principalmente processos enzimáticos que aumentam a
concentração de açucares disponíveis no meio para a posterior metabolização
pelas leveduras, resultando em uma diminuição das dextrinas residuais.
Apesar da aparente
complexidade do processo de fabricação, o valor energético das duas cervejas é
de apenas 64 kcal/200 mL. Grande parte das calorias vem do álcool contido, que
é de 4,8% para ambas, ou cerca de 3,8g/100 mL. Nesse sentido a Cervejaria
aparentemente cumpre com a promessa de oferecer um produto “Low-Carb”.
Legislação
A cerveja de hoje não é a
mesma de antes, assim como a legislação brasileira. A bebida de baixa caloria até 20 anos atrás era considerada aquela com até 20kcal/100 mL. Hoje, com a RDC
Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012, esse valor passou a ser de 40kcal/100 mL. De
modo que a cerveja Bruder 0% com 32kcal/100mL atende a legislação.
Segundo a mesma Resolução, o
uso do atributo “Não contém” no rótulo é permitido desde que haja até 0,5 g de
açúcares a cada 100 mL da bebida. A determinação também vale para gorduras
totais.
Discussão
Apesar da linha ser zero carboidrato, a premissa que ela é aliada em dietas parece
ser um tanto tendenciosa pois sabe-se que se tratando de bebidas alcoólicas,
grande parte da caloria ingerida vem da quantidade de álcool ali presente,
cerca de 7,1 kcal/g. Esse valor supera o que é encontrado em fontes energéticas
como carboidratos e proteínas (4 kcal/g), de modo que uma redução do teor de
carboidratos, por exemplo, não necessariamente significa que o produto é “de
baixa caloria”.
A linha low-carb não
apresenta uma diferença significativa no teor alcoólico quando comparada a outra
cerveja comercializada pelo mesmo fabricante (Cerveja Pilsen – 4,5%) Ainda
assim, somente a redução do carboidrato consegue diminuir o valor energético de
forma que as cervejas podem ser consideradas de fato de baixa caloria.
Por outro lado, alguns
estudos têm demonstrado que quantidades mesmo que pequenas de álcool prejudicam
o desempenho em atividades físicas durante e após a ingestão. Se por um lado a
cerveja “ajuda” em dietas de restrição calórica, por outro, piora o desempenho
durante atividades aeróbicas, tão necessárias para a redução de peso.
Conclusão
As cervejas da linha Bruder 0% carboidrato atendem ao que é disposto na legislação de alimentos no que tange bebidas dietéticas. Porém ao associar o consumo da bebida com práticas de atividade físicas e ingesta de alimentos calóricos, a fabricante cria e promove publicidade capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde.
Referências:
Uso de álcool em esportes. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921997000300008#:~:text=de%200%2C15.-,1.,rea%C3%A7%C3%B5es%20r%C3%A1pidas%20a%20est%C3%ADmulos%20variados.
Resolução da diretoria
colegiada – rdc nº 54, de 12 de novembro de 2012: http://portal.anvisa.gov.br/documents/%2033880/2568070/rdc0054_12_11_2012.pdf/c5ac23fd-974e-4f2c-9fbc-48f7e0a31864
Portaria nº 27, de 13 de
janeiro de 1998
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/PORTARIA_27_1998.pdf/72db7422-ee47-4527-9071-859f1f7a5f29
Gurr, M. - Alcohol, health
issues related to alcohol consumpt. 2a. ed. Bruxelas: International Life
Sciences Institute (ILSE), 1996
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