Os edulcorantes somente devem ser utilizados nos alimentos em que se faz necessária a substituição parcial ou total do açúcar, a fim de atender o Regulamento Técnico que dispõe sobre as categorias de alimentos e bebidas a seguir:
para controle de peso;
para dietas com ingestão controlada de açúcares;
para dietas com restrição de açucares;
com informação nutricional complementar, referente aos atributos "não contém açúcares", "sem adição de açúcares",
"baixo em açúcares" ou "reduzido em açúcares" ou, ainda, referente aos atributos "baixo em valor energético" ou "reduzido em valor energético", quando é feita a substituição parcial ou total do açúcar.
Segundo a RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº.18, DE 24 DE MARÇO DE 2008, da Anvisa, Alimentos e bebidas para dietas com ingestão controlada de açúcares, o limite máximo de:
. Glicosídeos de esteviol é de 0,06 g/ 100g ou 100 mL. ( edulcorante natural presente na formulação da coca stévia)
. Acesulfame de potássio é 0,035 g/ 100g ou 100 mL, Aspartame é 0,075 g/ 100g ou 100 mL, Ciclmato de sódio é 0,04 g/100g ou 100 mL. ( edulcorantes artificiais presentes na formulação da coca cola zero)
Formulação da Coca com Stévia
Discurssão
Com base os dados do rótulo dos refrigerantes da coca cola – com stevia e zero caloria, constata-se que os edulcorantes estão dentro do limite permitido por lei.
glicosídeos de esteviol, e não indica que os glicosídeos de esteviol sejam mutagênicos ou carcinogênicos.
Conclusão
A criação da coca cola stevia foi criado com o objetivo de atingir um público em geral que necessita reduzir a quantidade de açúcar diária e não para aqueles que fazem dieta com restrição, como indivíduos diabéticos. A associação de um edulcorante com sacarose possui papel benéfico na redução diária de açúcar, além de não permitir o sabor residual característicos dos edulcorantes. Vale ressaltar, que pelo fato do edulcorante da coca cola com stevia ser de fonte natural, possui maior aceitação pelo público, já que os edulcorantes sintéticos possui toxicidade relatada, como o aspartame.
Referências Bibliográficas
http://www.cocacolabrasil.com.br/historias/cinco-fatos-que-voce-deve-saber-sobre-a-coca-cola-com-stevia-e-50-menos-acucares
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/391619/Microsoft+Word+Resolu%C3%A7%C3%A3o+RDC+n%C2%BA+18%2C+de+24+de+mar%C3%A7o+de+2008.pdf/4b266cfd-28bc-4d60-a323-328337bfa70e
https://aspartameffup.wordpress.com/comunicacao-de-risco/toxicidade/
http://globalsteviainstitute.com/boletim-de-novembro-2012-2/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA criação da nova coca cola com a utilização de Stevia foi uma ótima estratégia da empresa para conseguir obter mais consumidores.
ResponderExcluirAo criar a coca zero, eles conseguiram atingir o público preocupado com a dieta, mas ainda assim perdem no público que é alergico a fenilalanina ou que é atento a saúde, alimentação mais saudável e contra a alimentação com edulcorantes sintéticos em vista da quantidade de danos que o consumo do mesmo pode causar ao nosso organismo. Com a coca Stevia, há a possibilidade de ter uma gama maior de consumidores por se tratar de um refrigerante sem edulcorante sintético e com menos açúcar e calorias.
Com essa nova linha da coca cola mostrando interesse em investir em produtos mais saudáveis, torna melhor também a visão da empresa perante a sociedade, tirando a imagem de que o refrigerante é algo extremamente prejudicial a saúde e abre portas para que outras empresas passem a utilizar do mesmo método nas suas formulações.