Estudos e Pesquisas dos alunos da disciplina Bromatologia em Saúde oferecida pela Faculdade de Farmácia da UFRJ, que adota um modelo tutorial, onde estudantes exercitam a construção autônoma de conhecimentos, com pesquisa e extensão convergindo para ensino.
Apresentação
Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.
O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Vanádio é um bom suplemento mineral para atletas?
Açaí: existe alguma relação entre este alimento energético e a diabétes?
domingo, 18 de junho de 2017
Pró-Biótico e seu uso crescente sem prescrição médica, quais os riscos e benefícios?
Introdução
Nos dias atuais é comum ver pessoas substituindo a alimentação natural (hotaliças, cereais, proteínas ...) por produtos industrializados que vem com a promessa de suprimir as necessidades básicas de cada perfil de ser humano (way, pró-bioticos, hipertônicos, vitaminas e pré-bioticos).
Nos últimos anos o uso de pró-bioticos vem aumentando, no lugar de uma alimentação rica em hortaliças e fibras em geral. Esse aumento é devido à facilidade do uso desses nutracêuticos frente às problemáticas do uso da culinária tradicional (aceitação por cor, cheiro e sabor) e sua aparente baixa eficácia frente aos problemas intestinais. O que nos leva a perceber que estamos com uma geração dependente de laxante em geral. O que nos leva a pensar se: O uso de pró- bióticos substitui a alimentação com hortaliças, fibras e cereais? O uso de pró-bióticos realmente ajuda na regulagem do sistema digestório? E quais as variantes dessa pesquisa "O elemento variante dessa pesquisa é o próprio individuo onde cada indivíduo terá sua microbiota própria e sua própria variedade em concentração."
Fundamentos Bromatológicos e Discussão
Nutracêuticos:
Esse termo vem da junção de “NUTRIENTES” com “FARMACÊUTICOS” classificando assim os suplementos alimentares que contem uma maior concentração de algum composto bioativo de alimento que vem melhorar o organismo.
Esses nutrientes são compostos encontrados nos alimentos em gerais que são essenciais ao corpo humano como vitaminas, minerais, enzimas e gorduras. Sendo fundamentais para a prevenção e tratamento de doenças.
Saúde Intestinal:
A microbiota intestinal é formada por micro-organismos que habitam nosso intestino. Essas bactérias participam ativamente do nosso metabolismo regulando varias funções do organismo, como movimento peristáltico, digestão, proteção contra patógenos, produção de vitamina, estimulação do sistema imunológico e absorção de nutrientes.
A flora intestinal é composta por bactérias que são potencialmente nocivas e benéficas ao nosso organismo quando estão em equilíbrio. Contudo, com o advento da vida moderna (sedentarismo, alimentação desbalanceada, tabagismos, alcoolismo, automedicação e prescrições errôneas) a desordem do ambiente intestinal ficou mais frequente gerando constipação e diarreias, a disbiose.
A disbiose é associada a diversas doenças e desordens metabólicas entre elas estão intolerância alimentar, diabete, obesidade, transito alimentar, intoxicação metabólica, câncer coloretal, infecção, doenças cardiovascular e odontológica. E para se evitar a disbiose é necessário manter hábitos de vida saudável (exercícios físicos, alimentação balanceada e beber água).
Legislação
O que são pró-bióticos?:
Os pró-bioticos são nutracêuticos compostos por micro-organismos vivos, que quando administrados corretamente, agem de forma benéfica equilibrando a flora intestinal, quando associada a um pré-biotico ou uma alimentação saudável. Segundo a ANVISA produtos lácteos e aqueles que contem os seguintes micro-organismos: Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei shirota, Lactobacillus casei var rhamnosus, Lactobacillus casei var.defensis, Lastobacillus paracasei, Lactococcus lactis, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium animallis (inclusive a subespécie B. Lactis), Bifidobacterium longum e a Enterococcus faeciu.
Conclusão
Visto que o pró-biotico é composto principalmente por bactérias da nossa flora intestinal e que sua manutenção é feita através de pré-bióticos e/ou alimentação saudável. Podemos concluir que a substituição da alimentação rica em fibras e cereias pelo pró-bioticos não tem sua eficácia garantida. Porém eles possuem um papel fundamental para a regulação do sistema digestório, promovendo a entrega das cepas adequadas para o equilíbrio da flora intestinal como um todo.
Referências
1. Ciorba MA. A gastroenterologits guide to probiotics. Clinical Gastroenterology and hepatology 2012;1 0: 960-968
2. Patel R et al.New Approacher for Bacteriotherapy: Prebiotics, New – Generation Probiotics, and Synbiotics. Clinical Infectious Diseases. 2015;60 (S2):s108-121.
3. Moraes F. P e Colla L. M. Alimentos funcionais e nutracêuticos:definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia 2006;3(2):99-112.
4. Cozzolino S Nutracêuticos: Oque significa? ABESO:2012;55(5)
5. Associação Nacional de Atenção aos Diabéticos. As diferenças entre alimentos funcionais e nutracêuticos.2015.
6. Guarner F et al. Probióticos e prebióticos. Diretrizes Mundiais da Organização Mundial da Gastroenterologia 2011:2-22.
7. Saad SMI. Probioticos e prebioticos: o estado da arte. Revista Brasileira de Ciência Farmacêutica. 2006;42(1)
8. Fortes RC et al. Efeitos da suplementação dietética com frutooligossacarideos e inulina no organismos humano: estudo baseado em evidencias. Com. Ciência Saúde. 2009;20(3):241-252.
9. Hauly MCO et al. Insulina e Oligofrutoses: uma revisão sobre propriedades funcionais, efeito prebioticos e importância na industria de alimento. Semina: Ciência Exatas e Tecnologica.2002;23(1):105-108.
Panax Ginseng: É um medicamento com efeito neuroprotetor? Está presente no Guaraviton?
No regulamento técnico para medicamentos fitoterápicos a palavra Ginseng está especificada como nome popular do Panax Ginseng.
Patrícia Pimenta, Guaraviton: será que realmente dá energia? Disponível em: < http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2010/11/alimentos-funcionais-guaraviton-sera.html>. Acesso em:10 de junho de 2017.
Picolé Eléctron: O picolé energético
Pelo de roedor no extrato de tomate: Os limites estabelecidos pela Anvisa são seguros a saúde?
![]() |
Imagem 1. Ilustração da marca usada na divulgação do produto. |
Reposição de colágeno por balas de gelatina FINI: é possível?
Glúten e diabetes: A restrição do glúten pode aumentar o risco de diabetes tipo 2?
Ausência do leite materno: Por que o formulas infantis são mais recomendadas para recém nascidos ao invés do leite de vaca integral?
O uso do óleo de coco com finalidade de emagrecimento pode trazer riscos a saúde?
O óleo de coco é uma mistura de 6 a 20 carbonos de cadeia saturada, principalmente ácidos graxos, como o ácido láurico e o ácido mirístico. É muito utilizado pela indústria alimentícia e comumente utilizado como base para cremes e pomadas, em algumas formas farmacêuticas sólidas e como plastificante. No entanto o óleo de coco tem sido recomendado para outras finalidades como hidratação capilar, redução do LDL, o “colesterol ruim” e até controle dos níveis de açúcar no sangue.
Coca cola Stevia x Coca Cola Zero : Qual a necessidade da criação da uma nova versão de coca cola com stevia, uma vez que existe coca cola zero caloria?
Os edulcorantes somente devem ser utilizados nos alimentos em que se faz necessária a substituição parcial ou total do açúcar, a fim de atender o Regulamento Técnico que dispõe sobre as categorias de alimentos e bebidas a seguir:
para controle de peso;
para dietas com ingestão controlada de açúcares;
para dietas com restrição de açucares;
com informação nutricional complementar, referente aos atributos "não contém açúcares", "sem adição de açúcares",
"baixo em açúcares" ou "reduzido em açúcares" ou, ainda, referente aos atributos "baixo em valor energético" ou "reduzido em valor energético", quando é feita a substituição parcial ou total do açúcar.
Segundo a RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº.18, DE 24 DE MARÇO DE 2008, da Anvisa, Alimentos e bebidas para dietas com ingestão controlada de açúcares, o limite máximo de:
. Glicosídeos de esteviol é de 0,06 g/ 100g ou 100 mL. ( edulcorante natural presente na formulação da coca stévia)
. Acesulfame de potássio é 0,035 g/ 100g ou 100 mL, Aspartame é 0,075 g/ 100g ou 100 mL, Ciclmato de sódio é 0,04 g/100g ou 100 mL. ( edulcorantes artificiais presentes na formulação da coca cola zero)


Discurssão
Com base os dados do rótulo dos refrigerantes da coca cola – com stevia e zero caloria, constata-se que os edulcorantes estão dentro do limite permitido por lei.
glicosídeos de esteviol, e não indica que os glicosídeos de esteviol sejam mutagênicos ou carcinogênicos.
Conclusão
A criação da coca cola stevia foi criado com o objetivo de atingir um público em geral que necessita reduzir a quantidade de açúcar diária e não para aqueles que fazem dieta com restrição, como indivíduos diabéticos. A associação de um edulcorante com sacarose possui papel benéfico na redução diária de açúcar, além de não permitir o sabor residual característicos dos edulcorantes. Vale ressaltar, que pelo fato do edulcorante da coca cola com stevia ser de fonte natural, possui maior aceitação pelo público, já que os edulcorantes sintéticos possui toxicidade relatada, como o aspartame.
Referências Bibliográficas
http://www.cocacolabrasil.com.br/historias/cinco-fatos-que-voce-deve-saber-sobre-a-coca-cola-com-stevia-e-50-menos-acucares
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/391619/Microsoft+Word+Resolu%C3%A7%C3%A3o+RDC+n%C2%BA+18%2C+de+24+de+mar%C3%A7o+de+2008.pdf/4b266cfd-28bc-4d60-a323-328337bfa70e
https://aspartameffup.wordpress.com/comunicacao-de-risco/toxicidade/
http://globalsteviainstitute.com/boletim-de-novembro-2012-2/
Chá emagrecedor realmente é uma opção saudavel de emagrecimento?
O consumo indiscriminado de produtos para emagrecimento pode colocar a saúde das pessoas em risco, misturas de chás podem ser combinações perigosas e prejudicar o funcionamento regular do organismo. Leia mais >
Sal alimentício: Há interferências nutricionais à saúde no consumo do Sal de cozinha ou Sal rosa do Himalaia?
sábado, 17 de junho de 2017
Bebidas Energéticas: O consumo excessivo poderia levar a óbito?
Os energéticos são bebidas não alcoólicas que tem como finalidades o fornecimento de energia e o estímulo do organismo. Por esse motivo têm sido cada vez mais utilizadas principalmente por jovens. Muitas pessoas já ouviram falar que o consumo de bebidas energéticas em excesso pode ser prejudicial. Entretanto, esse consumo excessivo poderia chegar ao extremo de levar ao óbito?