Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

sábado, 29 de junho de 2019

Aptamil AR ProExpert: Goma Jataí

O Aptamil AR é uma infant fórmula indicada em casos de refluxo gastroesofágico (RGE) devido a presença de Goma Jataí. Qual a função da goma e como ela impede o RGE?
  • Descrição 
O refluxo gastroesofágico,ou regurgitação, é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estomago para o esôfago e é comum em bebês principalmente nos primeiros meses de vida. Por esse motivo o quadro deve ser avaliado pelo pediatra e se necessário fórmulas infantis com funcionalidade específica, como o Aptamil AR podem ser indicadas.  A seguir discutiremos sobre a responsável pela função dietética dessa fórmula infantil e suas discrepâncias e semelhanças com o leite materno.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), as crianças com até 6 meses de vida devem ser alimentadas exclusivamente com leite materno (LM), sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais e medicamentos. Entretanto, nem sempre é possível manter apenas esta dieta. Por esse motivo existem as fórmulas infantis que tem função de prover os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável do bebê de forma mais similar possível ao leite materno, uma vez que sua função é substituí-lo em casos de necessidades onde o aleitamento materno não é possível. Abaixo a composição do Aptamil AR comparado ao leite materno.

Constituintes do leite materno
Constituintes do Aptamil AR ProExpert
·    Lactoalbumina (principal fonte de proteínas);triglicerídeos; lactose (fonte de carboidratos);Ca, Fe, Zn, Cu, Mg, fosfato, Iodo, Mn, Fluoreto, Cr, Se etc; vitaminas (A, D, E, K, C, B6 e complexo B,taurina, DHA,ARA, folato, niacina, tiamina, riboflavina, ácido partotênico, Bactérias pré-biótica.
Leite em pó desnatado (fonte de proteínas);Lactose(fonte de carboidratos);óleos vegetais; maltodextrina;carbonato de cálciovitamina Ctaurinacloreto de colinasulfato ferrososulfato de zinco;vitamina E nicotinamida ;vitamina A; sulfato de cobre;D-pantotenato; Potássiovitamina K; espessante goma jataí

Obs: o desnate do leite consiste na precipitação da caseína, principal proteína do leite de vaca para obtenção da Lactoalbunina.

A composição básica do leite materno é a Lactoalbumina como fonte proteica garantindo a formação de um coágulo leve e de fácil digestão no estômago sendo o oposto ao que se observa da Caseína.principal proteína do leite de vaca. Lactose como fonte de carboidratos e um equilíbrio de minerais que garantem fácil digestão e absorção necessária dos nutrientes para manutenção do desenvolvimento da criança. O leite da vaca possui 3x mais minerais que o leite materno por isso deveria ser desmineralizado quando usado em fórmulas infantis. Como pode ser visto na tabela a cima que contem todos os componentes do leito materno e do Aptamil AR há adição de diversos outros componentes na infant fórmula, como por exemplo a goma jataí.
As gomas são carboidratos complexos sendo um produto patológico resultante de uma ação física sofrida pelos tecidos de plantas. Neste caso, a goma jataí, que é isolada de sementes de uma leguminosa da subfamília Caesalpinaceae é constituída principalmente de polissacarídeos do tipo galactomanas com uma proporção de galactose/manose de 1:4, devido ao seu caráter neutro é estável em pH de 3,5 a 11 e em contato com água aquecida, devido a sua higoscopia, tem função espessante e estabilizante. Ao aumentar a consistência do leite a ser ingerido impede os eventos de regurgitação. Sendo o agente espessante mais utilizado em fórmulas antirregurgitantes na Europa.

  • Legislação
De acordo com a ANVISA e Codex Alimentarius a adição de ingredientes com finalidades específicas, como a goma jataí, é permitida desde que seja aprovado pela mesma e no rótulo esteja explicito a adição do ingrediente e a função que ele exerce. Como mostrado nas setas vermelhas no rótulo do Aptamil AR. Além disso, é permitido (de forma facultativa) a adição de nutrientes normalmente presente no leite materno a fim de aumentar o valor nutricional da formulação, como também adição de aminoácidos, como a taurina, para melhorar a qualidade das proteínas, etc. Todos esses fatores estão de acordo com as RDC’s 42/2011; 43/2011; 44/2011; 45/2011 e 46/2011.

  • Discussão e conclusão
Sobre a presença de gomas e sua metabolização destaca-se resistentência a hidrólise, a ação das enzimas e ao pH gastrointestinais sendo fermentada por bactérias na região do intestino grosso e devido a sua higroscopia muitas vezes aumentam o fluxo intestinal e diminuem a absorção de nutrientes e alguns estudos mostram que causam alteração da microbiota intestinal .

 No caso da goma jataí Farjala LB mostra que infant formulas AR que a contem como espessante não apresentam alteração na absorção intestinal de íons essenciais como o ferro que pode ser observado na presença de outras gomas, porém lactantes que ingerem exclusivamente essas fórmulas podem apresentar um aumento considerável do peso corporal. Além disso, não foi observado modificação no padrão das evacuações (Laranjeira et al. 2014).

Como pode ser observado o Aptamil AR ProExpert possui mesma fonte proteica e de carboidratos do leite materno e encontra-se de acordo com as legislações vigentes, mesmo apresentando componentes com qualidade e quantidade distintas do leite materno (maltodextrina,goma,sais de minerais etc...). Porém ao contê-los e não apresentar outros componente inerentes no leite materno como DHA, ARA e bactérias pré-bióticas, entre outros, ditos de presença facultativa na legislação vigente acaba se distanciando da composição do leite materno, o qual deveria mimetizar.
 Carla Nanci Pereira

  • Bibliografia
ADTIVOS&INGREDIENTES; Tipos de gomas e sua aplicações na indústria . Disponível em <http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201601/2016010030333001453488327.pdf> Acesso em: 24 de junho de 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE , Saúde da criança:nutrição infantil aleitamento materno e alimentação complementar. Disponível em < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf> Acesso em  26 de junho de 2019.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. RDC nº 45, de 19 de setembro de 2011. Brasil, 2011. Disponível em: https://www.saude.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTk4Mg%2C%2C. Acesso em: 1 jun. 2019.

Farjalla LB. Absorção intestinal do ferro de fórmulas infantis anti-regurgitação espessadas com fibra alimentar goma jataí e amido de milho em ratos recém-desmamados . São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2011.

 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, Promoção Comercial dos Produtos Abrangidos pela NBCAL , Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/417628/cartilha_nbcal.pdf/9bdc90c4-caba-4965-8d7e-c423b7e45a9d> Acessado em: 08 de junho de 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, RDC  n 4 de  4 de fevereiro de 2013. Disponível em<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0004_04_02_2013.html> Acessado em: 28 de junho de 2019.

Codex Alimentarius, Standart for infant formula and formulas for special medical purposes intended for infants, 1981 Disponível em <http://www.fao.org/fao-who-codexalimentarius.html> Acessado em 04 de maio de 2019.

Farjalla LB. Absorção intestinal do ferro de fórmulas infantis anti-regurgitação espessadas com fibra alimentar goma jataí e amido de milho em ratos recém-desmamados . São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário