Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

domingo, 15 de dezembro de 2019

Shake Herbalife substitui bem uma refeição?

Para atuar no controle de peso
Herbalife é saudável e recomendado por médicos

Shake Herbalife é anunciado como alternativa para controlar o peso, substituindo uma refeição. Mas acontece que, quando comparado em Nutrição e Preço, com outros produtos ofertados no mercado varejista... <!--more-->

Descrição: 
       Esse produto é um pó para o preparo de bebida (em leite semidesnatado) para gerenciamento de peso. A estratégia é baseada no controle de calorias, substituindo 2 refeições principais por 1 porção do Shake se for para redução do peso. Para manter o peso, a Herbalife preconiza que substitua 1 das refeições principais. Além disso, o produto também pode ser utilizado, segundo eles, para aumento de massa corporal, funcionando como um “suplemento” quando adicionado às refeições principais. Segundo médicos, que estão no patamar mais alto da empresa, esses produtos prometem substituir as refeições de forma saudável, incluindo TODOS os nutrientes necessários de uma refeição usual.  Além disso, eles prometem que não há como sentir fome em exatas 3 horas, que seria o tempo comum, recomendado por nutricionistas, para a próxima ingesta.


Informação Nutricional: proteína isolada de soja, frutose, fibra de aveia, inulina, óleo vegetal de canola, cloreto de potássio, triglicerídeos de cadeia média, caseinato de cálcio, proteína concentrada do soro de leite, mix de vitaminas e minerais (maltodextrina, ortofosfato férrico, vitamina C, vitamina E, selenito sulfato de manganês, vitamina B6, iodeto de potássio, vitamina B12, vitamina D, tiamina, biotina, ácido fólico e ácido pantotênico), fosfato de cálcio dibásico, óxido de magnésio, estabilizante celulose microcristalina, espessantes goma xantana, carragena e pectina, antiumectante dióxido de silício, emulsificante lecitina de soja, corante natural vermelho de beterraba, aromatizante e edulcorante sucralose. Alérgicos: contém derivados de aveia, leite, peixe e soja. CONTÉM GLÚTEN.  (SHAKE DE MORANGO, alguns outros sabores não contém glúten).

Fundamentos bromatológicos: 
      A principal propriedade procurada em produtos como esse são: emagrecimento de forma saudável. Porém, algumas respostas, como as descritas acima, precisam ser esclarecidas, pois os consumidores acabam acreditando em tudo que lêem.

       Como o produto Shake da Herbalife é capaz de substituir refeições, não causar fome, ter todos os nutrientes, e ainda emagrecer? Será que substituir uma vitamina de frutas pelas refeições não daria no mesmo? O produto contém 206 kcal quando for utilizada da forma “correta”, com leite semidesnatado, sendo 26g de pó (2 colheres e meia). Um milk-shake, na mesma proporção, tem aproximadamente 112 calorias. A vitamina B5, conhecida como ácido pantotênico, está presente no produto, e ela auxilia no metabolismo de protéinas, gorduras e açúcares. Esse é só um exemplo de vitamina presente. Há várias vitaminas e mineirais presentes no produto que são facilmente encontradas em alimentos, que dão essa sensação de saciedade.

       Então, Herbalife nada mais é que uma mimetização desses alimentos de forma mais “fácil” de ser consumida no dia-a-dia, em um único produto. Porém, muitos dos nutrientes descritos no rótulo não estão especificados de maneira adequada, com as quantidades exatas. A maltodextrina, por exemplo, é um suplemento à base de dextrina e maltose. Por conta do alto nível de carboidratos presente no produto, o corpo fica com mais energia para trabalhar em treinos. Ademais, o ortofosfato férrico, pela Resolução RE n° 3.105 de 12/11/15 (DOU de 13/11/15) é utilizado para aplicação no controle de lesmas conforme aprovação em rótulo e bula. Nos alimentos, tem restrições de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN N° 28, DE 26 DE JULHO DE 2018. Caso ocorra um excesso de fósforo no organismo (hiperfosfatemia), haverá uma desregulação na absorção de cálcio.   Logo, observa-se que este ingrediente não tem suas especificações necessárias no rótulo.

Legislação: 
    Este produto é isento da obrigatoriedade de registro sanitário conforme Resolução RDC nº 27, de 06 de Agosto de 2010. PRODUTOS ISENTOS: 4300083 ALIMENTOS PARA CONTROLE DE PESO, 4300078 ALIMENTOS PARA DIETAS COM RESTRIÇÃO DE NUTRIENTES, 4200098 MISTURAS PARA O PREPARO DE ALIMENTOS E ALIMENTOS PRONTOS PARA O CONSUMO.

    Esses produtos citados acima são alguns dos produtos isentos de registro sanitário conforme a RDC 27/2010. Esses três foram os que mais se “assemelharam” ao Shake Herbalife. Mas, fica a dúvida: esta bebida é um alimento propriamente dito? Não deveria ter uma legislação específica, de acordo com a composição? O Bacillus subtilis é uma bactéria utilizada na plantação de soja para aumentar o rendimento na produção deste alimento. Esta bactéria já foi encontrada algumas vezes em produtos Herbalife, e causaram complicações hepáticas nos usuários. Assim, deveria se ter um maior rigor quanto à esses tipos de produtos. 

Conclusões: 
    Conforme visto neste trabalho, a Herbalife “cria” uma imagem de que os produtos são únicos, com um lado farmacológico e natural (daí o “herba”). Mas, o que foi elucidado é que existem, sim, produtos similares no mercado, até mesmo alimentos de fato, que podem ser utilizados em uma dieta específica para a mesma finalidade que a Herbalife propõe.

     Os shakes apresentam padronizações que podem não ser adequadas dependendo do objetivo e das necessidades das pessoas. O ideal é procurar um nutricionista para avaliar a necessidade e a indicação do melhor produto/dieta. Também não apresentam especificações necessárias, visto que há possibilidade de falta ou excesso nutricional dos componentes. Além disso, o consumo de gorduras também é importante.

      O corpo necessita dos lipídeos para absorver vitaminas e sintetizar hormônios, por exemplo. Mas a quantidade de gordura presente nos shakes não é suficiente. Já com relação às fibras, para substituir uma grande refeição (como o jantar ou almoço), os shakes deveriam ter cerca de 10 gramas de fibras por porção. Quanto às vitaminas e minerais, o ponto positivo é que apresentam até mais do que deveriam ter.

    Outro problema é a quantidade de proteínas. O consumo balanceado de proteínas é fundamental para a formação e manutenção dos tecidos do corpo. Mas seu consumo em excesso, quando utilizado por um longo prazo, pode acarretar problemas renais e hepáticos e perda de cálcio pelo organismo (o interessante é que a Herbalife tem um produto de reposição de cálcio). Ademais, o preço alto não condiz com o produto oferecido, visto que não há nada “especial” na fórmula do Shake Herbalife.

Bibliografia:
<stf.jus.br/arquivo/cms/intranetSupremoEmDiaNoticia/anexo/2010/Shakes__falta_balanco.pdf> Acessado em: 01/11/2019.
<portal.anvisa.gov.br/documents/33916/396299/DIRETORIA_COLEGIADA_27_2010.pdf/3d2ea4a0-6962-452a-b57d-11d09e8d0c6e> Acessado em: 15/11/2019.
<portal.anvisa.gov.br/documents/111215/117782/F64%2B%2BFosfato%2BF%25C3%25A9rrico.pdf/31fe843b-dae1-47f7-b0bf-2ee0b8bcb1dd> Acessado em: 15/11/2019.
<http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550> Acessado em : 15/11/2019.

Um comentário:

  1. A partir da leitura é possível perceber que grande parte dos problemas em relação à rotulagem está associada com a ínfima rigidez legislativa sobre os produtos destinados a emagrecimento como o Shake Herbalife. Além disso, o uso popular sem a recomendação de um nutricionista pode ser um problema, já que as quantidades de vitaminas e outros nutrientes presentes nesse produto não é individualizada. Nesse caso, pessoas que consomem vitaminas dentro dos níveis recomendados podem ultrapassar esses valores e, possivelmente, desenvolver problemas de saúde associados a isso. Aparentemente o produto vende uma ideia de auto suficiência, como se apenas com o consumo do Shake Herbalife fosse possível obter todos os macronutrientes e micronutrientes necessários, ao ponto de poder substituir uma refeição rica em alimentos com variedade nutricional por um produto industrializado. Acredito que o que realmente impulsiona essa ideia é a praticidade para o preparo e a falsa sensação de que está ingerindo pouco alimento, já que o shake é para ser ingerido na forma líquida. Resolvi acessar o site oficial do produto e nele há vídeos com pessoas se exercitando com um narrador dizendo que uma melhor nutrição e um estilo de vida saudável e ativo fazem parte do mundo Herbalife, o que corrobora para a sensação de que através do consumo do Shake é possível obter uma vida saudável, sendo que, assim como mencionado na postagem, é possível adquirir macronutrientes e micronutrientes a partir de uma alimentação balanceada, individualizada e recomendada por nutricionistas.

    ResponderExcluir