O Infatrini é um suporte nutricional que contém todos os nutrientes necessários para os lactentes, por se tratar de uma dieta hipercalórica, e com excelente oferta proteica.
DESCRIÇÃO
O INFATRINI é uma fórmula infantil e de segmento para lactentes, que além de ser hipercalórica, é nutricionalmente completa, com maior concentração de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais que as fórmulas infantis de rotina, alem de ser suplementada com LCPufas (ARA e DHA), prebióticos (GOS/FOS) , nucleotídeos e betacarotenos. Sua composição completa permite a oferta de maior quantidade de nutrientes em menor volume, sendo destinado às necessidades dietoterápicas especificas com 1kcal/ml.
Em sua rotulagem vem escrito que há a presença de DHA e ARA, mais PREBIÓTICOS. O DHA é um ácido graxo poli-insaturado de cadeia longa que possui funções bioquímicas e fisiológicas relevantes no metabolismo humano, sendo um nutriente fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil. O ARA também tem cadeia longa, participa das estruturas celulares e do sistema imunológico, como precursor de mediadores inflamatórios.
Quando o produto nos informa na rotulagem que há a presença desses dois ácidos graxos, fica a impressão que é esse o diferencial do produto, por conta da informação está contida no rótulo de capa do produto, porém, ambos estão normalmente presentes no leite materno. O fornecimento de DHA e do ARA pela mãe, se dá pela incapacidade do feto de sintetizar tais ácidos graxos, sendo assim, estes são fornecidos através da placenta. Mesmo pós o nascimento o recém nascido continua incapaz de sintetizá-los devido à imaturidade hepática, sendo necessário a mãe continuar suprindo essas necessidades, agora através do leite.
LEGISLAÇÃO
De acordo com a Resolução nº 45, de 19 de setembro de 2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, as fórmula infantis destinada as necessidades dietoterápicas específicas são aquelas "cuja composição foi alterada ou especialmente formulada para atender, por si só, às necessidades específicas decorrentes de alterações fisiológicas e/ou doenças temporárias ou permanentes e/ou para a redução de risco de alergias em indivíduos predispostos" de lactentes até o sexto mês de vida (5 meses e 29 dias),de seguimento para lactentes a partir do sexto mês de vida até doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias) e de crianças de primeira infância (12 meses até 36 meses), constituindo-se o principal elemento líquido de uma dieta progressivamente diversificada.
No capítulo das resoluções da RDC nº, 43 e 44 de 2011 são necessários as seguintes quantidades proporcionalmente a cada tipo de composto presente no produto:
- O DHA não deve ultrapassar 0,5% do conteúdo total de gorduras;
- O ARA deve atingir pelo menos a mesma concentração de DHA;
- Os prebióticos devem ter no máximo 0,8 g / 100 ml em uma combinação de 10% de FOS e 90% de GOS, e devem ser declarados na tabela nutricional logo abaixo de fibras alimentares, conforme determina o artigo 35 das resoluções.
FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS
De acordo com o fabricante Danone, Infatrini trata-se de uma fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância destinada as necessidades dietoterápicas para alimentação oral ou enteral de crianças de 0 a 3 anos de idade. O produto tem as seguintes indicações:
Baixa aceitação via oral/inapetência;
Desnutrição;
Pré e pós-operatório
Restrição de volume
Infecções e viroses de repetição associadas a baixo ganho de peso
- Doenças crônicas, como cardiopatias congênitas, doenças pulmonares e fibrose cística;
- Paralisia cerebral, entre outras que requerem restrição hídrica.
Porém, de acordo com a literatura, um estudo realizado em 2016 mostrou que quando o Infatrini era ministrado no pré operatório de crianças com cardiopatia, todos os pacientes aumentaram sua ingestão calórica após a intervenção, garantindo assim uma melhor recuperação pós cirúrgica, que contribuía para alguns fatores como a cicatrização, mas quando administrado somente no pós operatório, não apresentavam melhoras consideráveis nos parâmetros analisados, como ganho de peso.
O déficit nutricional em crianças portadoras de cardiopatias pode levar a alterações do desenvolvimento neurológico e ao comprometimento da capacidade de cicatrização e da competência imunológica, o que pode aumentar a morbidade e a mortalidade no período pós-operatório. Portanto, a reposição das reservas nutricionais antes da cirurgia pode influenciar nos resultados cirúrgicos, visto que há clara evidência de associação entre a desnutrição e má cicatrização, imunidade diminuída, e risco aumentado de pneumonia pós-operatória.
A avaliação e intervenção nutricional prévias à cirurgia para que estes pacientes tenham uma boa evolução pós-operatória se faz necessária, pois se submetidos somente após o processo cirúrgico, podem correr risco de desenvolverem doenças mais graves, que podem comprometer o quadro cirúrgico.
CONCLUSÃO
De acordo com as legislações vigentes, as fórmulas infantis devem se aproximar ao máximo da composição existente no leite materno. Porém, devido a inúmeras variedades de substâncias que podem ser incorporadas nas formulações infantis, alternativas como prebióticos são eficazes, visto que possuem funções comprovadas. O esclarecimento de eficácia, segurança e a função de cada substância presente nas formulações se faz necessário para que se possa entender a importância do produto e para que é destinado.
O infatrini por ser um produto destinado a crianças com condições especiais, como a cardiopatia, possui ingredientes em sua composição que são importantes para garantir um melhor bem estar, crescimento, além de prevenir possíveis doenças que são desencadeadas pela baixa imunidade. A manutenção da saúde nesse caso é de extrema importância, pois além de garantir uma evolução clínica, mantém o aporte nutricional necessário quando submetidos a quadros cirúrgicos. Todavia, esses resultados ainda não são satisfatórios quando o produto é ministrado somente em quadros pós operatórios, o que se faz necessário ter mais estudos que possam verificar como acontece a absorção nutricional e se a suplementação recomendada apresenta-se realmente na dose adequada.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Manual de atendimento da criança com desnutrição grave em nível hospitalar. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 144 p. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_desnutricao_criancas.pdf >. Acesso em: 25 nov. 2019.
BRASIL. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 45, de 19 de setembro de 2011. Disponível em: <http://www.ibfan.org.br/site/wp-content/uploads/2014/06/Resolucao_RDC_n_45_de_19_de_setembro_de_2011.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2019.
NUTRICIA, Danone. INFATRINI. Disponível em: <http://danonenutricao.com.br/produtos/infatrini>. Acesso em: 25 nov. 2019.
SANTOS, Thatiane Danielly. Intervenção nutricional pré-operatória e a evolução de crianças submetidas à cirurgia cardíaca para correção de cardiopatias congênitas: estudo piloto. 2016. Disponível em: <http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2017/04/02-AO-Interven%C3%A7%C3%A3o-nutricional>. Acesso em: 25 nov. 2019.
SUPLEMENTUS. Infatrini pó. Disponível em: <http://www.suplementusc.com.br/p/pediatria/infatrini-po-lata-400g-126>. Acesso em: 25 nov. 2019.
Vocês colocam a imagem do infatrini e a composição nutricional do Neocate LCP?
ResponderExcluir