Apresentação

Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.

O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Pastilhas Melagrião como suplemento de vitamina C, seu benefício é real?


As pastilhas para a garganta são produtos de fácil comercialização pois não necessitam de receitas e são oferecidos em diversos tipos de comercio, dentre eles: drogarias, lojas de fitoterápicos (ex: mundo verde), mercados dos mais diversos tipos e etc. Por essas características podem ser livremente utilizados. A Pastilha Melagrião e indicado como antitussígeno e expectorante, pode esse produto utilizado de forma recorrente apresentar algum benefício como suplementação de vitamina C ? 😕

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: 👀

Pastilha Melagrião Vitamina C e indicado como antitussígeno e expectorante no tratamento das bronquites alérgicas e estados gripais com comprometimento das vias respiratórias, como por exemplo, tosse, tosse seca ou tosse produtiva. Segundo o fabricante (Catarinense Pharma ) o Melagrião e composto por alcoolatura de gengibre, própolis, mentol, isomalte, ácido ascórbico, acesulfame k, acidulante: ácido cítrico, mentol, aroma idêntico ao natural de limão, aroma idêntico ao substituto de mentol, aroma idêntico ao natural de gengibre e corante azul brilhante. Modo de usar: Ingerir 5 pastilhas ao dia. 5 pastilhas correspondem a 100% da IDR (Ingestão Diária Recomendada) de Vitamina C.

FUNDAMENTOS BROMATOLÓGICOS: 👌

Pastilha Melagrião Vitamina C age como expectorante fitoterápico, que associa a atividade expectorante da polígala, do guaco e da ipeca com a atividade antitussígena do acônito e também do guaco. Além disso, possui em sua composição o agrião e o bálsamo de tolú, que são modificadores das secreções, ajudando na eliminação do catarro.

Em relação a vitamina C podemos dizer que 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - MELAGRIÃO C PASTILHAS

Porção 10g (5 pastilhas)

Quantidade por porção

%Vd(*)

Valor energético

21,6kcal=90kj

1,10%

Carboidratos, dos quais:

·         Açúcares

·         Polióis

·         Amido

9,0g

0g

9,0g

0g

3,0%

**

**

**

Vitamina C

45mg

100%

Não contém quantidade significativa de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

(*)% valores diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**)VD não estabelecido.

LEGISLAÇÃO : 📑📖

Melagrião Vitamina C Pastilhas se encaixa na Categoria de alimento dispensado de registro, conforme RDC 27/2010. Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionistas ou médicos. *45mg de Vitamina C = 100% da IDR (Ingestão Diária Recomendada).

 

DISCURSÃO: 😬

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico ganhou esse nome pela suas propriedades de combate ao escorbuto, faz parte do grupo de vitaminas hidrossolúveis e termolábil ela não pode ser sintetizada pelos seres humanos, sendo assim, a única maneira de obtê-la é pela alimentação.

Tem propriedades antioxidantes que trazem benefícios comprovados sobre a melhora da imunidade, combate o envelhecimento da pele porquê e importante no processo de formação de colágeno e consequentemente também proporciona mais resistência aos ossos dentes tendões e paredes de vasos sanguíneos, melhora a absorção do ferro pelo intestino e consequentemente prevenindo a anemia, previne e melhora as respostas de gripes e resfriados.

Este último motivo justifica a presença da vitamina C  na pastilha Melagrião, que tem como objetivo a utilização para combates de sintomas gripes e resfriados.

 

CONCLUSÃO:😍

A utilização das pastilhas Melagrião vitamina c, como suplemento mostra-se como uma alternativa positiva, visando o baixo custo da pastilha, fácil disponibilidade em diversos comércios, sabor agradável e hoje já existir pastilhas que não contem açúcar, importante alternativa para alguns públicos como diabéticos, além de outros benefícios agregados que não foram abordados nessa resenha.

Porem precisamos fazer algumas advertências e ressalvas com o uso excessivo da pastilha que podem geral:

Erosão dental, que nada mais e o resultado de desgaste químico dos tecidos dentários duros provocados por ácidos. Logo a pastilha usada em excesso pode tornar o pH bucal ácido por tempo prolongado podendo criar um caso de erosão dental.

Problemas por excesso de consumo de vitamina C quem podem provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça. Alguns estudos já demonstraram a casualidade de que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins. Outro ponto que deve ser observado que em excesso ela pode promover um aumento excessivo da absorção de ferro.

Diabetes, devido a presença de carboidratos em algumas pastilhas o consumo em excesso junto com fatores como sedentarismo e mau hábitos alimentares podem provocar o aparecimento de quadros de diabetes tipo 2.

Referências Bibliográficas:😎

RITA, M. R.; FARIAS, M. M. A. G.; SILVEIRA, E. G. DA. Potencial erosivo de pastilhas e balas duras “zero açúcar” dissolvidas em água e saliva artificial. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 30, n. 3, p. 246, 2019.

ARANHA, Flávia Queiroga et al . O papel da vitamina C sobre as alterações orgânicas no idoso. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 13, n. 2, p. 89-97,  Aug.  2000 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732000000200003&lng=en&nrm=iso>. access on  11  Oct.  2020.  https://doi.org/10.1590/S1415-52732000000200003.

RESOLUÇÃO - RDC Nº 27, DE 6 DE AGOSTO DE 2010. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0027_06_08_2010.html>

MANELA-AZULAY, Mônica et al . Vitamina C. An. Bras. Dermatol.,  Rio de Janeiro ,  v. 78, n. 3, p. 265-272,  June  2003 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000300002&lng=en&nrm=iso>. access on  11  Oct.  2020.  https://doi.org/10.1590/S0365-05962003000300002


Nenhum comentário:

Postar um comentário