Por que, então, não sentimos o rejuvenescimento? Ou por que a tireóide não voltou a produzir seus hormônios em níveis adequados ou o seu vizinho teve câncer de próstata, apesar de ter comido muita, mas muita castanha? O principal erro é acreditar que a castanha, por si só, promoverá tantos benefícios enquanto continuamos tomando sol, não estabelecemos uma terapia pro hipotireoidismo ou continuamos levando aquela vida sedentária, dentre outras atitudes.Estudos e Pesquisas dos alunos da disciplina Bromatologia em Saúde oferecida pela Faculdade de Farmácia da UFRJ, que adota um modelo tutorial, onde estudantes exercitam a construção autônoma de conhecimentos, com pesquisa e extensão convergindo para ensino.
Apresentação
Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.
O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.
sábado, 10 de dezembro de 2011
Castanha que rejuvenesce... E cura!
Por que, então, não sentimos o rejuvenescimento? Ou por que a tireóide não voltou a produzir seus hormônios em níveis adequados ou o seu vizinho teve câncer de próstata, apesar de ter comido muita, mas muita castanha? O principal erro é acreditar que a castanha, por si só, promoverá tantos benefícios enquanto continuamos tomando sol, não estabelecemos uma terapia pro hipotireoidismo ou continuamos levando aquela vida sedentária, dentre outras atitudes.
A Castanha do Pará é a principal fonte deste nutriente tão importante que está intimamente relacionado às complexas funções enzimáticas e metabólicas. Ele compõe a enzima que protege os glóbulos vermelhos contra a destruição. Pode substituir parte da vitamina E, necessária para a antioxidação. Os efeitos antioxidantes do selênio e vitamina E podem reforçar um ao outro pela sobrecarga de ação terapêutica.
ResponderExcluirO selênio está envolvido em inúmeros processos biológicos importantes: mecanismos imune, biossíntese da ubiquinona e biossíntese mitocondrial do ATP. No caso de doenças crônicas, como aterosclerose, câncer, artrite, cirrose e enfisema, há fortes indícios de que o selênio atue como elemento protetor.
Apesar desses benefícios, como disse a autora, o selênio é tóxico e por isso a suplementação desse mineral não é recomendada. A castanha-do-pará contém cerca de 325mg, podendo ser ingerido até 500mg diários, mas sendo tóxico a partir de 2000mg. Apesar desses benefícios, como disse o autor, o selênio é tóxico e por isso a suplementação desse mineral não é recomendada.
Como a autora discutiu, as propagandas muito prometem mas precisamos buscar mais informações para saber a necessidade de tal produto e os males que este pode nos trazer. Tudo em excesso traz efeitos indesejados. Uma dieta balanceada é o ideal para que não se falte e nem haja excesso de algum nutriente.
ResponderExcluirO trabalho trata de maneira inteligente o tema dos alimentos milagrosos que curam todas as doenças sozinhas, a verdade é que nenhum alimento é milagroso, todos possuem propriedades benéficas, assim como apresentam alguns malefícios se consumidos em excesso, no caso da castanha-do-pará não é diferente, o selênio presente nesta é suficiente para atingir o VR com consumo de apenas uma unidade da castanha por dia, já atingindo os benefícios citados no texto, porém o consumo excessivo pode trazer desde desconforto abdominal até intoxicação neurológica;
O consumidor não pode se deixar levar por tudo que escuta na mídia e deve ter sempre em mente que não se trata de um alimento que cura, e sim um conjunto de alimentos numa dieta equilibrada, assim como a realização de atividade física e saúde emocional que são a chave para uma vida longa e saudável, sempre lembrando que a prioridade do vendedor é vender seu produto, muitas vezes fazendo usan de falhas nas legislações para ludibriar o cidadão que busca apenas melhorar sua saúde.
Excelente, como duas por dia a 1 ano, com 50 anos me sinto bem..
ResponderExcluir