Estudos e Pesquisas dos alunos da disciplina Bromatologia em Saúde oferecida pela Faculdade de Farmácia da UFRJ, que adota um modelo tutorial, onde estudantes exercitam a construção autônoma de conhecimentos, com pesquisa e extensão convergindo para ensino.
Apresentação
Espaço para a apresentação e análise de estudos e pesquisas de alunos da UFRJ, resultantes da adoção do Método de Educação Tutorial, com o objetivo de difundir informações e orientações sobre Química, Toxicologia e Tecnologia de Alimentos.
O Blog também é parte das atividades do LabConsS - Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde, criado e operado pelo Grupo PET-SESu/Farmácia & Saúde Pública da UFRJ.Nesse contexto, quando se fala em Química e Tecnologia de Alimentos, se privilegia um olhar "Farmacêutico", um olhar "Sanitário", um olhar socialmente orientado e oriundo do universo do "Consumerismo e Saúde", em vez de apenas um reducionista Olhar Tecnológico.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Gomas de mascar: o vilão das cáries?
Não. As gomas de mascar podem ajudar no combate às cáries a partir do momento que estimulam a salivação e ajudam a manter o pH da cavidade bucal. Uma das novidades nessas gomas de mascar é a utilização do xilitol como substituto dos demais adoçantes. O Xilitol é um adoçante natural proveniente de plantas, frutas (uva, morango) e vegetais (alface, cebola, cenoura). É também produzido em pequena quantidade pelo corpo humano ( 5 a 15 g/dia). Tem o sabor semelhante ao açúcar e pode ser usado por diabéticos por ser metabolizado independente da insulina. Não existe nenhuma restrição de idade para seu uso e ele é permitido inclusive para grávidas. Porém, o xilitol pode provocar um efeito laxativo leve quando consumido acima de 25g / dia. Ele tem o poder de inibir o crescimento da bactéria Streptococcus mutans, reduzindo assim a formação de cárie. As bactérias precisam gastar uma grande quantidade de energia para absorver o xilitol, e mesmo assim, não conseguem metabolizá-lo. Portanto, acabam intoxicadas.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Suplemento a base colágeno contribuindo para o ganho de massa muscular, verdade?
Azeite Dendê: benéfico ou maléfico?
Vitamina B12 em Pão de Forma: isso é bom para vegetarianos?

Bara de cereal Trio light – uma boa opção para quem pretende emagrecer?

Vinho: Processos de esterilização podem interferir na saúde do consumidor?
domingo, 22 de abril de 2012
Farinha integral x Pão de Forma Integral: Quando você pensa que ela está presente...

Cresce a variedade de pães de forma em mercados brasileiros, tendo desde pão integral, preto, 7 ou 12 grãos a pão de iogurte, linho... Quem busca uma vida mais saudável geralmente procura pela farinha integral em substituição à farinha de trigo branca, já que ela é composta por pedaços de grãos, fazendo com que o teor de vitaminas e minerais seja maior, uma vez que esses nutrientes se encontram no gérmen e farelo do trigo, retirados em parte durante o processo de moagem da farinha branca. Porém, ao escolher um pão de forma do mercado deve-se estar atento a sua composição: Será que o pão de forma integral contém realmente farinha integral? O que a legislação determina sobre isso?
Realidade X Propaganda

sábado, 21 de abril de 2012
Farinha de feijão branco: emagrece e auxilia no controle de diabetes.

sexta-feira, 20 de abril de 2012
Pão francês: ingestão de sódio que contribui para o surgimento da hipertensão
quinta-feira, 19 de abril de 2012
"Golden Rice": o uso de arroz transgênico no combate a infecções e envelhecimento e na manutenção de uma boa visão.
Abacaxi: fibras e prevenção de doenças
Mirtilo: fruto da juventude?
O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry - a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa - e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica no nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim.
Pesquisas recentes sugerem que compostos presentes em mirtilos, conhecidos como flavonoides, são capazes de melhorar não só a memória, mas também o aprendizado e as funções cognitivas em geral, como compreensão verbal e habilidade numérica. Além disso, estudos que comparam hábitos alimentares com funções cognitivas em adultos sugerem que o consumo de flavonóides pode ajudar a desacelerar o declínio das funções mentais que geralmente acompanham o envelhecimento e até proteger de doenças como Alzheimer e Parkinson.
Referências:
MYERS, M. L. 64. Agricultura y Sectores Baseados en Recursos Naturales- Encicolpédia de salud Y Seguridad en el Trabajo - Bayas e Uva - Organización Internacional do Tabajo (OIT)
Acesso ao endereço: http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=5570
Alfarroba : uma alternativa para o ''chocolate saudável''
Cafeína: benéfica ou maléfica? Será ela uma das possíveis causas de doenças neurodegenerativas tais como Parkinson e Alzheimer?
Suplementos de Selênio: Eles são realmente necessários?
Cápsulas de berinjela: cumpre tudo o que o anúncio promete?
Gelatinas diet, light e tradicional: diferenças em relação ao teor de sódio
Os rótulos dos alimentos revelam aspectos nutricionais e são de fundamental importância para a promoção de uma alimentação saudável. Alimentos diet e light possuem diferenças em relação aos chamados alimentos tradicionais. Quais as diferenças, segundo a legislação, entre esses alimentos? Dentre as gelatinas diet, light e convencional, qual apresenta maior teor de sódio? Qual a relevância deste micronutriente para a saúde? Qual o efeito da ingestão destes alimentos para os Valores Diários de Referência (VDR) de sódio estabelecidos pela Anvisa?
Coca-Cola: vilã dos dentes ou lenda?
Pão sem glúten...Um amigo da balança?

Cogumelo do sol, para a ANVISA: suplemento alimentar. Para a propaganda: medicamento. No que isso interfere na vida do consumidor?
Análise da propaganda do Super Cálcio D: ele auxilia mesmo em tudo que promete?
Alívio dos sintomas da menopausa e das dores nas articulações, prevenção da osteoporose, ajuda no combate as doenças ósseas e artrite e artrose. Essas são as promessas contidas na propaganda do Super Cálcio D.
Faseolamina – A proteína do feijão branco, ajuda emagrecer?
Yacón, a batata para diabéticos?
Chia: emagrecimento rápido e saudável? Será mesmo?
FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ, AUXÍLIO OU ENGANAÇÃO?
Pipoca: a nova fonte da juventude?
Chá de Camomila: Um possível aliado para os diabéticos?
MULTIVITAMÍNICOS, SUPLEMENTO ALIMENTAR OU MEDICAMENTO?
![]() |
Add caption |
quarta-feira, 18 de abril de 2012
"Os perigos do chá das folhas do boldo do chile"
Rotulagem de alimentos transgênicos: Batata Pringles, você sabia que é um deles?

Cápsulas de lecitina da soja: Propriedades funcionais segundo rótulo
Chá de Maracujá: Sedativo Natural?
Farinha Desengordurada de Gergelim, dietoterapia eficaz para Diabetes?
Quais os benefícios do uso de farinha integral no biscoito trakinas?
Desta maneira, as indústrias alimentícias tiveram que se adaptar a esse novo perfil de seus consumidores, tendenciando a transformar seus produtos em alimentos mais saudáveis, todavia, quais são os benefícios que estas modificações trazem a saúde?
Como exemplo desta mudança industrial, podemos citar o biscoito trakinas o qual teve sua formulação alterada, substituindo a farinha comum de sua massa por farinha integral. Porém esta alteração não teve uma boa aceitação de seus consumidores, pois alterou suas características organolépticas.
Pode-se ressaltar que seus rótulos e propagandas trazem informações que não são claras para o consumidor, informando apenas a presença de farinha integral, mas não sua proporção nem tampouco seus benefícios.
Segundo a ANVISA, farinha de trigo integral é obtida do cereal limpo e, para uso industrial, apresenta teor máximo de cinzas de 2,5% na base seca, já a farinha de trigo comum se diferencia por conter teor máximo de cinzas de 1,35% na base seca. O teor de cinzas indica, segundo o INMETRO, a presença de sais minerais contidas no pericarpo e nas primeiras camadas dos grãos de trigo.
Com relação à acidez graxa, no máximo 100mg de KHC devem neutralizar 100g de farinha integral na base seca enquanto no máximo 50mg de KHC devem neutralizar os ácidos graxos em 100g de farinha comum. Este parâmetro, segundo o INMETRO, esta relacionado com a degradação de seus lipídios e, esta degradação aumenta em situações de mau armazenamento.
Porém, o que estes parâmetros influenciam na dieta do consumidor? Para uma análise do custo x benefício desta troca:
Quantos "Serenatas de Amor" preciso comer para ficar feliz?
terça-feira, 17 de abril de 2012
Emagrecimento com L- Carnitine: isso é possível?
A propaganda acima foi retirada de um encarte de uma rede de drogarias, onde se vê que o produto em questão anuncia propriedades emagrecedoras. Sabe-se que este suplemento vem sendo largamente utilizado por pessoas que querem diminuir seu percentual de gordura sem alterar seus hábitos alimentares e sem práticar atividades físicas, como se fosse um produto “milagroso”. Descubra se isso é possível e entenda os benefícios e riscos da suplementação com L- carnitina, assim como sua regulamentação perante a ANVISA.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Buriti: Um fruto em potencial de proteção à saúde
![]() |
Buriti |