tag:blogger.com,1999:blog-1449930398628074114.post6140866067555215995..comments2024-03-07T18:04:29.827-03:00Comments on Bromatologia em Saúde: A Danone e seus probióticos: Activia e ActimelBlog LabConsShttp://www.blogger.com/profile/14239732660289649150noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-1449930398628074114.post-19952852944018188182020-09-23T01:08:09.864-03:002020-09-23T01:08:09.864-03:00A proibição a cerca dos produtos da Danone nos paí...A proibição a cerca dos produtos da Danone nos países regulamentados pela European Food Safety Authority (EFSA) foi corretíssima. Até hoje, as únicas fontes científicas do funcionamento de ambas as Marcas foram providenciadas pela própria Danone, tornando-se um evidente conflito de interesses. Tanto Activia quanto Actimel não possuem evidências concretas e científicas sobre o que elas alegam em pessoas saudáveis, o que é evidenciado em alguns artigos científicos recentes (2016 e 2018) que avaliaram as evidências científicas apoiadas nas alegações de publicidade feitas para produtos com Lactobacillus casei (Actimel) e Bifidobacterium lactis (Activia). O resultado foi que não houve suficientes para apoiar as alegações de saúde feitas para esses produtos. Assim como em outro estudo que detalhou todos os componentes presentes em ambos, amparados pela legislação europeia de alimentos, e chegou a mesma conclusão. Desse modo, há de se ter um cuidado em relação a essas marcas e o que elas alegam, permitindo que consumidores não sejam enganados.<br />Fontes: 1. MELÉNDEZ-ILLANES, Lorena et al. Does the scientific evidence support the advertising claims made for products containing Lactobacillus casei and Bifidobacterium lactis? A systematic review. Journal of Public Health, v. 38, n. 3, p. e375-e383, 2016.<br />2. RIERA AGUILAR, Mireia. Las declaraciones de propiedades saludables en los alimentos confunden al consumidor medio. Activia, Actimel y Puleva Omega 3 a la vista del Reglamento 1924/2006. Revista de bioética y derecho, n. 42, p. 235-268, 2018.Felipe Carvalhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1449930398628074114.post-13545636206540528742019-08-24T17:57:45.239-03:002019-08-24T17:57:45.239-03:00Devo dizer que concordo com as sanções aplicadas à...Devo dizer que concordo com as sanções aplicadas à Danone nesses países. Vamos lá, o trato gastro intestinal, mais precisamente o intestino é um órgão colonizado por bactérias que exercem efeitos benéficos para o nosso organismo como produção de citocinas, vitaminas, e ácidos graxos de cadeia curta, controlam o metabolismo e absorção de gorduras, tudo isso auxilia na modulação da absorção e armazenamento de nutrientes e se chama microbiota intestinal. Visto que essas funções são se extrema importância para o bem estar e a saúde das pessoas, não se deve alterar o equilíbrio da mesma, e iogurtes como o Actimel e o Actívia que geram um “encurtamento do trânsito intestinal”, quando ingeridos por pessoas que não possuem problemas nem de imunidade e nem de prisão de ventre pode gerar um desequilíbrio dessas funções mesmo que não havendo evidência científica que comprove seus benefícios assim como reduzir devida absorção de nutrientes ou até agredir a parede do intestino (como no caso de pessoas com deficiência de IL-10). Assim, deve-se ficar atento e sinalizar o público-alvo em suas propagandas, já que por serem apelativas as pessoas compram e ingerem sem ter a real necessidade e sim porque a propaganda disse que fazia bem. Beatriz Lopeshttps://www.blogger.com/profile/07770490753956484708noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1449930398628074114.post-76026176329273090812018-07-01T16:57:40.485-03:002018-07-01T16:57:40.485-03:00Quero comprar como que eu facoQuero comprar como que eu facoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/03035165858661418700noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1449930398628074114.post-32977721912867808182013-09-11T01:02:00.634-03:002013-09-11T01:02:00.634-03:00Após anos de comercialização no mercado, o ‘leite ...Após anos de comercialização no mercado, o ‘leite fermentado’ tem sofrido modificações, como popularização do consumo e multiplicação de tipos, sabores, marcas e fabricantes. É muito fequente a modificação do iogurte convencional com a inserção de aditivos para torná-lo mais apreciável, agradável e até vistoso, fazendo uso indiscriminado de claims como “natural”. Uma manipulação que induz o consumidor ao erro. Se observarmos cerca de 20 rótulos diferentes poderemos notar rapidamente que no mínimo em 35% dos produtos encontraremos aditivos como "estabilizante ou espessante" e dentre esses 70% na categoria de "iogurte". ”. O que acreditava ser um iogurte – leite fermentado com bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus - passou atualmente a ser um misto de leite e aditivos com o propósito de aumentar sua consistência - ou seja, um simulacro do iogurte convencional. . Os fabricantes fazem também uso indevido do termo “natural”, notificação feita em um terço dos produtos com o claim “iogurte”, sendo essa denominação permitida pela legislação somente para aquele em cuja elaboração tenham sido utilizados exclusivamente ingredientes lácteos. Portanto posso concluir que a legislação consultada do Ministério da Agricultura é obsoleta frente às modernas práticas da bromatologia e do marketing, induzindo o consumidor a compra de um produto ‘simulacro’. Produtos como “novo iogurte” surgem no mercado com formulações diferentes das convencionais, passam a receber espessantes e edulcorantes e utilizam-se da falta de conhecimento do consumidor para ganharem posição nas prateleiras e se caracterizarem como uma alternativa alimentar e nutricional. Diante disso, faz-se necessário o aperfeiçoamento da legislação e fiscalização para assegurar ao consumidor informações corretas e claras em seus rótulos. Nathalia de Medeiros Santosnoreply@blogger.com